A Câmara de Vereadores de Florianópolis confirmou nesta segunda-feira (1º) a morte do vereador Gabriel Meurer, conhecido como Gabrielzinho. Instituições catarinenses e da Capital lamentaram a perda do vereador, que tinha 39 anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Leia a nota da Câmara de vereadores na íntegra

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Florianópolis comunica o falecimento do vereador Gabriel Meurer (PL).

Gabrielzinho, como carinhosamente era chamado, estava em seu segundo mandato nesta Casa Legislativa. Durante sua trajetória, ocupou os cargos de 2° vice-presidente, presidente das comissões de Orçamento e de Defesa da Pessoa Com Deficiência, além de, atualmente, exercer a função de Líder de Governo.

Sempre comprometido com as causas populares, Gabrielzinho destacou-se pela defesa incansável dos direitos dos consumidores e pelo empenho em fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência. Seu trabalho e dedicação em prol da comunidade de Florianópolis são um legado inestimável que continuará a inspirar todos nós.

Continua depois da publicidade

Sua paixão por um serviço público justo e acessível fez a diferença na vida de muitos, e seu espírito altruísta e combativo jamais será esquecido. A partida de Gabrielzinho deixa um vazio imensurável, mas sua contribuição para a política e para o município permanecerá viva em nossas memórias.

Aos familiares e amigos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e desejamos força neste momento de dor. Que o consolo possa encontrar espaço nos corações que hoje choram essa triste perda“, diz o comunicado da Câmara dos Vereadores.

Governo de SC

Além da Câmara, o governador do Estado, Jorginho Mello, manifestou a perda nas redes sociais.

Hoje, um gigante nos deixou.

Gabriel Meurer, o nosso Gabrielzinho, nunca deixou que suas limitações o impedissem de realizar seus sonhos. Incansável na luta por seus ideais, ele tinha um jeito único e bem humorado de ver a vida.

Continua depois da publicidade

Seu apelido de gigante não era apenas um trocadilho ou exagero. Gabrielzinho o fez por merecer. Sua falta será sentida, mas seu legado seguirá vivo, nos inspirando cada dia mais.

Meus mais sinceros sentimentos à família e amigos. Que Deus possa confortar o coração de vocês e que Ele, em sua infinita bondade, possa receber o nosso Gabrielzinho de braços abertos“, escreveu o governador.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador.

Prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) também emitiu nota de pesar e decretou luto de sete dias na cidade.

A Prefeitura de Florianópolis lamenta profundamente a morte do vereador Gabrielzinho, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Gabrielzinho tinha 39 anos e era símbolo de força e superação em Florianópolis. Conhecido em toda a cidade, ingressou na vida pública como estagiário no Procon Municipal, depois, foi diretor do órgão e se elegeu vereador pela primeira vez em 2016, conquistando a reeleição em 2018. A administração municipal deseja força aos familiares e amigos e decreta luto oficial de sete dias na cidade“.

Continua depois da publicidade

Além dos órgãos, o perfil de Gabrielzinho nas redes sociais também publicou sobre a morte. O anúncio comoveu os seguidores: “Descanse em paz, meu querido! Foi um prazer te conhecer! Que Deus te receba de braços abertos e conforte o coração dos familiares e de todos que estão sofrendo com a tua partida“, escreveu um internauta.

Outra internauta comentou “Lutou muito, em todos os momentos. Foi um guerreiro, gigante e incansável! Fica o exemplo e a admiração de quem o conheceu“.

Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF)

“É com profundo pesar que a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) recebe a notícia do falecimento do vereador Gabriel Meurer, carinhosamente conhecido como Gabrielzinho, na manhã desta segunda-feira (01).

Seu compromisso com a transparência e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência marcou sua trajetória política. Gabriel Meurer, conhecido por sua integridade e dedicação, foi um parceiro da ACIF e das causas sociais que promovemos.

Continua depois da publicidade

Gabrielzinho, que nasceu com a rara condição de hipocondroplasia, desafiou adversidades desde o início de sua vida, tornando-se um exemplo de superação e determinação para todos. Seu trabalho em prol da comunidade e sua luta constante por um serviço público transparente e eficiente serão lembrados com carinho e admiração.

A ACIF expressa suas mais sinceras condolências à família de Gabrielzinho, aos amigos e a todos que foram tocados por seu trabalho e dedicação. Gabrielzinho foi uma figura significativa para o cenário político e social de Florianópolis, e sua ausência será sentida profundamente em nossa cidade”, publicou a ACIF em nota.

Associação Florianopolitana de Deficientes Fisicos de SC (Aflodef)

“É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Vereador Gabriel Meure, conhecido como Gabrielzinho. Você foi um daqueles espelhos (exemplo) que nós pessoas com deficiência podemos e temos o direito de sonhar sim!

E também realizarmos nossos sonhos e lutar, ajudar e a transformar a vidas das pessoas ao nosso redor. Você foi um GIGANTE na luta de garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Continua depois da publicidade

A AFLODEF, juntamente com todos os associados transmite sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos os aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Gabrielzinho”, escreveu a Aflodef em uma publicação nas redes sociais.

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) também se manifestou sobre a morte do vereador.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, enlutada neste momento, lamenta a morte do vereador Gabrielzinho, aos 39 anos, na tarde deste 01 de julho de 2024. Manezinho, torcedor do Avaí e do Triunfo, do Sambaqui, bairro onde cresceu, Gabriel Meurer deixa um legado de amor e lutas por Florianópolis. A CDL Florianópolis expressa os mais nobres sentimentos e deseja força e fé aos familiares e amigos neste momento de dor“, diz o comunicado.

Gabrielzinho estava internado há quase um mês, devido a uma influenza e pneumonia nos dois pulmões. Segundo o último boletim divulgado no sábado (29), ele estava com infecção bacteriana, coma induzido e em estado grave. Segundo o boletim médico do Hospital da Unimed, onde o parlamentar estava internado, a causa da morte foi choque séptico.

Continua depois da publicidade

Despedida

O velório de Gabrielzinho acontecerá nesta terça-feira (2), no Campo do Triunfo, no bairro Sambaqui, a partir das 8h. Ainda na terça, às 14h, será realizada uma missa de corpo presente e após, o sepultamento será no Cemitério do Bairro Santo Antônio de Lisboa, situado na Rua Caminho dos Açores, 2450 às 16h.

Veja as fotos do vereador


*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Morre o vereador Gabrielzinho, de Florianópolis, aos 39 anos

Prefeito de Florianópolis lamenta morte de Gabrielzinho: “Sempre à frente das principais lutas da cidade”