Após um acidente envolvendo um caminhão com carregamento de ácido sulfônico causar o vazamento do produto no Rio Seco, em Joinville, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação nesta segunda-feira (29). Com isso, 34 bairros podem ficar sem água nas próximas horas. Ainda não há previsão para a reabertura da estação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Ainda por conta do vazamento, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e alerta para a necessidade de economizar água na cidade.
Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30min, ele estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Continua depois da publicidade
A interrupção também tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e para que o morador não receba água com resíduos provenientes do acidente. Nas imagens registradas do local, é possível ver a espuma que se formou nas águas do Rio Seco. A Secretaria do Meio Ambiente de Joinville confirma que o vazamento foi a causa da espuma.
O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.
Veja fotos do Rio Seco com espuma em Joinville
Empresa se manifesta
A empresa responsável pelo transporte da substância se manifestou sobre o vazamento do produto, na SC-418, no final da tarde desta segunda-feira (29).
Continua depois da publicidade
Confira a nota oficial na íntegra
“A Buschle & Lepper Distribuidora de Produtos Químicos vem a público informar que o caminhão cujo acidente na SC-418 resultou no vazamento do produto químico, transportava o Ácido Sulfônico para a unidade de distribuição de Joinville. Este insumo, utilizado para a produção de detergentes e similares, era transportado pela empresa terceirizada Transpare Transportes (Inlog). A transportadora é homologada para esta atividade pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de possuir as certificações necessárias para o transporte de produtos químicos.
A empresa lamenta as consequências desta ocorrência para o abastecimento de água de Joinville e para o meio ambiente, informa que seus técnicos estão atuando junto ao Gabinete de Crise da Prefeitura de Joinville desde esta manhã para contribuir na busca de soluções para os danos causados e que está acompanhando junto à Inlog a identificação das causas do acidente, as providências necessárias para mitigar os impactos socioambientais e a evolução do quadro de saúde do motorista”.
Relembre o acidente
Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na manhã desta segunda-feira (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville.
De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental de Joinville, o acidente aconteceu no Km 16. A carreta estava carregada com um produto químico chamado ácido sulfônico, usado para a fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.
Continua depois da publicidade
Após o acidente, o carregamento vazou e a rodovia precisou ser interditada.
Veja fotos do acidente na Serra Dona Francisca
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
FOTOS: Ruas se transformam em estradas de barro após forte temporal em Jaraguá do Sul
Prancha 100% reciclável do surfista bicampeão mundial Filipe Toledo é “made in SC”
Pratos típicos da culinária alemã em SC serão mapeados em projeto inédito