A cooperativa que administra a usina hidrelétrica de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, investiga o que causou um vazamento no túnel do local na tarde desta quarta-feira (7). A água inundou a SC-477, assustou motoristas e mobilizou a equipe, que fechou uma das comportas para controlar o problema. Não houve feridos. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O rompimento foi na janela de acesso ao túnel da hidrelétrica. Conforme informado pela Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento Santa Maria (Ceesam), responsável pela usina, ela ainda está em fase de testes. Construída recentemente, os técnicos monitoravam algumas ações, como o enchimento do túnel, quando houve o incidente. Eles fecharam uma comporta poucos minutos depois e a inundação cessou. 

Mesmo assim, a força da água transformou a rodovia que passa ao lado da usina em um rio. Não houve danos a carros ou casas, mas o asfalto ficou prejudicado. O conserto foi feito ainda durante a tarde desta quarta, segundo a Ceesam. 

A cooperativa pretende investigar o motivo do vazamento a partir desta quinta-feira (8), para garantir um funcionamento sem novos contratempos quando as operações começarem. Ainda não há data para isso ocorrer. 

Continua depois da publicidade

Assista vídeo de como ficou a SC-477

Leia também

Indício de crime leva polícia a exumar corpo de mulher 3 meses após morte em Blumenau