Definida como a maior gafe da campanha republicana até agora, um vídeo em que o candidato à presidência dos EUA Mitt Romney desdenha da fatia mais pobre do eleitorado por “não pagar impostos” vazou na noite de segunda-feira, e pode ser decisivo a menos de dois meses da eleição marcada para 6 de novembro. Nas imagens, borradas e gravadas por trás do que parece um jarro d’água, vê-se Romney em pé, falando a um grupo em um jantar (os demais rostos não aparecem):

Continua depois da publicidade

– Há 47% de gente que votará no presidente não importa o que aconteça. É gente que depende do governo, se acha vítima e acha que o governo tem de cuidar deles, dar assistência médica, saúde, moradia. (…) Minha tarefa é não me preocupar com essa gente. Nunca os convencerei a assumir responsabilidade por sua vida – afirma Romney em um encontro com grandes doadores de sua campanha.

O vídeo, de 1min45seg, foi gravado com uma câmera oculta. Não está claro quem fez a gravação, levada a público pela revista de esquerda Mother Jones. As imagens são borradas, mas é possível enxergar Romney em pé, falando a um grupo em um jantar. A revista afirmou que não vai revelar o local e a data do encontro, mas assegura que foi posterior ao mês de maio, quando Romney venceu as primárias republicanas.

Continua depois da publicidade