Um vazamento de dejetos de suíno em Seara, no Oeste de Santa Catarina, atingiu um córrego que desemboca no Rio Caçador, responsável pelo abastecimento de água da cidade. O caso aconteceu nesta quinta-feira (9). A situação já foi normalizada, segundo o Secretário da Agricultura do município, Renato Tumelero.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a prefeitura, o vazamento aconteceu em uma propriedade privada. O agricultor estaria fertilizando a lavoura com o bombeamento de esterco, porém, houve o rompimento da tubulação. Segundo o órgão, os dejetos percorreram cerca de 50 metros até atingir o rio.
> De facão na mão, prefeito de Criciúma explica futuro de parque ambiental
O município não chegou a ficar sem água por conta do reservatório cheio, conforme informações da prefeitura. No entanto, o abastecimento foi pausado durante a limpeza do local. O acidente aconteceu há cerca de 1500 metros da barragem de captação de água da Casan, segundo o que informou o secretário da agricultura.
Continua depois da publicidade
O procedimento de limpeza durou cerca de 12 horas. De acordo com a Casan, seis caminhões limpa-fossa e dois tratores com bomba foram disponibilizados.
> Estudo mostra que 30% do lixo de Blumenau vai para o lugar errado
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental, para entender os impactos ambientais do acidente, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria. Segundo a prefeitura, o órgão é responsável pela análise do caso.
*Sob supervisão de Vinicius Dias.
Leia também
Extinção de parque ambiental abre ferida verde no coração de Criciúma
Tartarugas e golfinhos aparecem mortos em praias de SC; saiba por quê
Acidente com seis veículos deixa quatro pessoas feridas em Xaxim; veja fotos