Um líquido altamente radioativo está alcançando o mar após um vazamento na usina de Fukushima, no Japão. Segundo o diretor da Força-tarefa da Autoridade Reguladora Nuclear do Japão, Shinji Kinjo, a água contaminada está excedendo os limites legais de descarga Radioativa.

Continua depois da publicidade

Uma barreira construída pela empresa privada que administra a usina, a Tokyo Electric Power Co. (Tepco), se rompeu no mês passado e atingiu o lençol freático, o que causa um problema sério, ainda que as reais consequências deste vazamento não tenham sido divulgadas.

-Estamos com uma situação de emergência- disse Kinjo.

A Tepco não sabe exatamente como resolver o problema e vem sendo muito criticada por não estar preparada para evitar acidentes, além de acobertar as suas falhas. A usina bombeia diariamente 400 toneladas de água que escorre pelo lençol freático dos morros próximos à usina. A água é guardada em prédios atingidos pelo terremto seguido do tsunami que devastou o Japão em 2011, onde se mistura à agua altamente radioativa que é usada para resfriar os reatores da usina.

Continua depois da publicidade