“Vax” foi eleita nesta segunda-feira (1º) como Palavra do Ano pelo Dicionário de Oxford (OED), da Inglaterra. O termo é uma abreviação para vacina em inglês e foi muito usado este ano em campanhas de imunização contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A editora sênior do OED, Fiona McPherson, disse que a escolha da palavra foi “óbvia”, pois causou “um impacto mais impressionante”.
É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com nosso corpus, raramente foi usada até este ano Fiona McPherson, editora sênior do OED
Além disso, a editora ressaltou a versatilidade em formar outras palavras, como vaxxie (selfie feita durante aplicação da vacina) e anti-vax (pessoa que se opõe à vacinação).
A palavra vax foi registrada pela primeira vez em inglês em 1799, enquanto os derivados vacinado e vacinar apareceram pela primeira vez em 1800. Todas essas palavras vêm da palavra latina vacca, que significa vaca.
Continua depois da publicidade
Origem
A origem da palavra remonta à invenção da vacina, quando o médico e cientista inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra a varíola usando varíola bovina — uma infecção leve que ocorre em vacas — no final da década de 1790 e início de 1800.
*Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total
Acesse também:
Cidade de SC tenta identificar causa de centenas de internações
Serpente mais venenosa do Brasil é encontrada em casa no Vale do Itajaí
Beto Carrero faz proposta para comprar Hopi Hari junto com outros parques
Serra do Rio do Rastro terá bondinho, estação de ski e shopping; veja