O Vaticano, que se encontra neste momento sem Papa, enviou seus pêsames à Venezuela pela morte do presidente Hugo Chávez através do cardeal venezuelano Jorge Urosa Savino, indicou nesta quarta-feira o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
– Sei que o cardeal Jorge Urosa Savino, que se encontra aqui em Roma, já manifestou sua participação e pêsames e pediu a unidade desta nação – disse Lombardi.
– De outras entidades da Santa Sé não tenho informações de que tenha sido enviada uma mensagem. Não há Papa, como se sabe. Nesta circunstância particular é natural que o cardeal venezuelano seja a pessoa que comunique os pêsames. Sem pontífice, as decisões de maior ou menor importância são tomadas pelo Colégio Cardinalício, que pode decidir enviar sucessivamente uma mensagem para a Venezuela – explicou.
O cardeal venezuelano celebrará uma missa solene em homenagem ao presidente Chávez em Roma devido ao fato de estar no Vaticano participando das reuniões preparatórias para o conclave que deverá eleger o sucessor de Bento XVI.
Continua depois da publicidade
Chávez, que sempre manteve relações tensas com a Igreja católica venezuelana, faleceu na terça-feira aos 58 anos no hospital militar de Caracas, depois de ter sido diagnosticado com um câncer em 2011.
