As vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 3,4% entre os dias 9 e 11 de agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira, a Serasa Experian. Na semana que antecedeu a data comemorativa (5 a 11 de agosto), o avanço foi de 3,3%. Os dois números representam a menor expansão para a data nos últimos três anos, aponta a instituição.

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Outro levantamento apontou que neste ano, o desempenho das vendas a prazo cresceu 3,78% na comparação com 2012. De acordo com nota da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), este foi o pior resultado para o Dia dos Pais desde 2010, quando foi registrado aumento de 10%. A pesquisa leva em conta as vendas parceladas realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto.

Alta dos juros e baixa empregabilidade foram os responsáveis pela desaceleração do setor”, cita nota à imprensa da CNDL e SPC divulgada nesta segunda-feira.

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes.

“O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro”, disse Pellizzaro Junior.

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