A vara especializada em tribunal do júri, onde serão julgados os crimes contra em Joinville, já tem data para começar a operar. A partir de julho, os processos de homicídio e de tentativas de homicídio contarão com vara exclusiva. De acordo com levantamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o município possui aproximadamente 600 processos pendentes de crimes desta natureza.

Continua depois da publicidade

— No dia 16 de julho, o Tribunal irá até Joinville instalar a vara do júri, já que no levantamento realizado nos temos uma pendência de julgamento nos processos de homicídios — afirmou o desembargador Rodrigo Colaço, presidente do TJ-SC, em entrevista à Rádio Globo Joinville nesta manhã.

Além de mais agilidade e especialização no processo, a implantação pretende colocar em dia a demanda pendente e, assim, trazer respostas às famílias das vítimas. A vara do júri de Joinville é a segunda a ser implantada no Estado.

Nos últimos três anos, Joinville enfrentou uma escalada nos índices de crimes contra a vida – com aumento de 8,7% nos registros. No ano passado, por exemplo, 137 pessoas morreram de forma violenta na cidade, em 2016 o número foi de 127 e em 2015 de 126.

Além de Joinville, Florianópolis também irá receber uma nova vara criminal da região metropolitana, que irá apurar crimes praticados pelo crime organizado em SC.

Continua depois da publicidade