Quando Vanessa Martinelli Levandowski, ao definir um dos momentos mais importantes de sua carreira como escritora, o compara a jogar na loteria, ela pode colocar a sorte como principal elemento, mas o talento e o trabalho estão atrelados ao prêmio. Neste caso, ele se trata de um livro de 112 páginas chamado As Crônicas de Fiorella, que Vanessa lança, com sessão de autógrafos, neste sábado, em Joinville.

Continua depois da publicidade

“Se você não tentar, nunca vai ganhar” foi a lógica seguida ao saber da existência do Prêmio Saraiva de Literatura, em 2014. Entre mais de quatro mil inscritos, Vanessa foi contemplada com o primeiro lugar na categoria juvenil, recebendo, além de um valor em dinheiro, o direito à publicação de dois mil exemplares da obra, comercializados pela Saraiva, e publicação em versão digital.

Confira o que fazer no fim de semana de 17 e 18 de outubro em Joinville

– Quando recebi a ligação dizendo que eu era uma das finalistas, fiquei petrificada – recorda Vanessa. – Fui à festa da premiação e já estava bem feliz de estar lá quando anunciaram meu nome como vencedora da categoria.

A surpresa vinha por diferentes motivos. Ela concorria com escritores mais experientes – a carreira de escritora começou há apenas três anos, com a publicação do primeiro livro, Amigos Inimigos – e havia produzido As Crônicas de Fiorella em apenas quatro semanas, já que descobriu a premiação em cima do prazo final para as inscrições.

Continua depois da publicidade

Havia, também, um pré-requisito com o qual não tinha nenhuma familiaridade: deveria ser um livro de crônicas, estilo com que ela havia trabalhado pela última vez no ensino médio.

– Tiver que “jogar no Google” para relembrar como era este formato. Passei a escrever todas as noites, depois que colocava minha filha para dormir – conta.

Fiorella nasceu destas noites insones. Veio ao mundo como uma menina de 13 anos que encara a vida de forma divertida. Nas crônicas, ela relata seus dias enquanto se acostuma à vida de adolescente, com novas emoções e responsabilidades. As ilustrações foram feitas pela artista Carla Irusta e representam exatamente a Fiorella que existia na imaginação de Vanessa.

Mesmo antes de seu lançamento oficial, a obra já repercutiu positivamente: o Colégio Marista, de Curitiba, avisou a autora que As Crônicas de Fiorella será adotado como leitura curricular dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de 2016.

Continua depois da publicidade

Agende-se:

O QUÊ: lançamento do livro As Crônicas de Fiorella.

QUANDO: sábado, dia 17, das 16 às 20 horas.

ONDE: Livrarias Curitiba do Shopping Mueller (terceiro piso), em Joinville.

QUANTO: a participação é gratuita. O livro estará à venda por R$ 29.