Nove pessoas morreram por overdose de fentanil, um poderoso sedativo, na cidade canadense de Vancouver durante a noite de quinta-feira, informou nesta sexta o prefeito da cidade, Gregor Robertson.

Continua depois da publicidade

Ao lado do chefe da polícia da cidade e de outros funcionários da área de emergência, Robertson elogiou a existência de serviços como salas para dependentes químicos, mas disse que são necessárias urgentemente mais opções de tratamento.

“É uma época dura em Vancouver e é difícil ser otimista quando ainda não chegamos ao fundo do poço”, admitiu Robertson.

“É possível imaginar nove pessoas morrendo por qualquer razão na nossa cidade?”, perguntou o chefe de polícia, Adam Palmer, que também exigiu o aumento da ajuda aos dependentes.

O Canadá vem tentando conter uma crise de overdoses que custou a vida de 2.000 pessoas no ano passado, embora se espere que esta cifra seja superada este ano.

Continua depois da publicidade

Em Vancouver morreram em média 15 pessoas por mês por overdose e a polícia investiga atualmente 160 mortes, segundo Palmer.

Esta semana, a Prefeitura aprovou um aumento de 0,5 ponto percentual no imposto sobre as propriedades para ajudar a combater a crise de overdose por fentanil.

Os recursos vão apoiar os trabalhadores do setor de emergência, de abrigos e outros serviços de redução de danos.

* AFP