Um queridinho de público e crítica voltou às manchetes do mundo dos games trazendo uma novidade muito bem-vinda, a do modo cooperativo local. Eu falo de Vampire Survivors, um jogo simples, à primeira vista, e extremamente viciante.
Continua depois da publicidade
É, com certeza, um dos melhores games lançados no ano passado. Aliás, o título chegou em outubro e já tem muitos fãs por aí. Caso não perceba, já sou um deles.
Se você nunca jogou Vampire Survivors, deixa eu descrevê-lo para você. Ele é um jogo 2D de visão aérea com gráficos no estilo Mega Drive. Você controla um personagem que tem uma arma específica e deve derrotar ondas de inimigos. No início, eles são fracos, mas vão se fortalecendo.

A primeira vez que joguei este game foi na casa de um amigo, no Xbox. No início, eu só fugia dos morceguinhos. Mas ele insistiu que eu deveria derrotá-los, para pegar uma joia. E aí que está o barato do game. Com as joias, você ganha experiência e, através de uma pitada bem leve de RPG, pode evoluir a sua arma ou escolher outra. A que você tinha, não perde, você só vai acumulando.
Isso é necessário para derrotar as ondas de inimigos mais fortes que virão. A ordem é sobreviver 30 minutos.
Continua depois da publicidade
No início, eu morria com três, cinco minutos. Mas o jogo é totalmente sedutor. Você quer jogar novamente para tentar outra estratégia, outra arma, ser mais agressivo. Quando chegar aos 30 minutos, você terá uma surpresa.

A diversão que este jogo proporciona e o sucesso dele dão uma alegria e esperança a esse nosso hobby de videogames. Ao contrário do que muitas empresas querem que você pense, um game não precisa ter gráficos de última geração para ser bom. Nem precisa ser absurdamente longo.
Uma das melhoras coisas sobre Vampire Survivors é que você pode jogá-lo tendo pouco tempo disponível para videogames. Uma partida vai durar, no máximo, 30 minutos. Isso não significa que você não vá emendar uma na outra até ficar quatro horas direto jogando, já que o jogo é viciante. Mas se você realmente só tiver 30 minutos, você vai se divertir por todo este tempo.
Quantas vezes você já pensou em ligar o videogame, mas tinha pouco tempo e resolveu fazer outra coisa? Porque realmente tem muitos jogos hoje em dia, principalmente esses RPGs de mundo aberto em que você, se tiver só meia hora, não consegue avançar absolutamente nada. Esse é o tempo de “aquecimento”, digamos. E olha que eu adoro RPGs de mundo aberto.
Continua depois da publicidade

Vampire Survivors é um jogo que se encaixa na rotina de qualquer um, seja você um estudante, um trabalhador, uma mãe, um pai.
E agora veio uma novidade que só vai aumentar a vontade de jogar: o modo cooperativo local. Ele será muito útil para mim, que deixou outro amigo obcecado no jogo. E, como o título era só para um jogador, o jeito foi ficarmos alternando eu e ele. Agora vai ser diferente e poderemos jogar juntos.
Se você nunca experimentou Vampire Survivors, fica aqui esta dica de ouro. E mais uma vantagem: como ele não tem gráficos de última geração, vai ocupar pouco espaço no seu videogame e vai ser muito mais barato do que os lançamentos de RPG de ação em mundo aberto. Bora caçar monstros de pixels!
Leia mais:
Cinco pais que honram a paternidade nos videogames
Futebol feminino não deveria ser uma conquista rara
Joguei games da Barbie: veja no que deu
Zelda Tears of the Kingdom é melhor do que Breath of the Wild?
Continua depois da publicidade