Vem aí o verão e então veremos encolher ainda mais o contingente policial do interior do Estado, com o deslocamento de parte do efetivo para o litoral. Entende-se a necessidade do reforço naquelas bandas, mas aqui ficamos expostos ainda mais ao avanço da bandidagem abusada que, além das ruas, já está adentrando em nossas residências. E nem estou me referindo a Blumenau, especificamente, mas ao Vale. Timbó, por exemplo, com três policiais por turno numa noite de sexta-feira, um na base e dois na viatura. Ou Indaial, com quatro policiais por turno. Inadmissível!

Continua depois da publicidade

Há perto de 2 mil aprovados em concurso da Polícia Militar aguardando chamado. Mesmo que fossem todos efetivados não supririam o recomendado em relação à população catarinense.

Mas o caixa anda baixo, sem perspectivas no curto prazo, o chamamento vai demorar e o que está ruim pode piorar. Dá pra ser feliz?

Leia outras colunas do Valther Ostermann

Para nos orgulhar

Continua depois da publicidade

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí inaugura, na próxima segunda-feira, 14, em Balneário Piçarras, o Museu Oceanográfico Univali.

Nada menos que o maior da América Latina.

Fácil

Pesquisa afirma que por causa da crise o brasileiro vai economizar o pisca-pisca nesse Natal. Sem problema, brasileiro é experiente neste particular: vive economizando pisca-pisca de carros.

A mais

Foto: Valther Ostermann, Agência RBS

Martim Grobisky superou-se este ano: nada menos que 450 mil lâmpadas garantem luz e cor para a casa que no Brasil não tem rival. Até começo de janeiro milhares de pessoas a visitarão, como acontece todos os anos há muitos anos. As crianças se encantam, os adultos ficam admirados, e no período natalino é o local mais fotografado de Blumenau.

Do nada ao nada

Conhecida como a pérola do Atlântico Sul, Balneário Camboriú teria que ter algo menos precário que aquela balsa que faz a travessia entre o bairro da Barra e a Barra Sul. Há muito merece uma passarela que facilite a vida do pessoal. Algo prático e bonito, para não destoar do famoso balneário. Não precisava e nem devia ser aquele portento, aquela intenção de passarela que já torrou quase R$ 30 milhões e até agora ainda não disse a que veio.

Continua depois da publicidade

Está lá como um monumento. Ao desperdício.

Bombando

A política nacional alimenta-se muito do disse-me-disse, da fofoca e de enormes doses de maledicência. Agora é a carta de Temer queixando-se do pouco caso de Dilma, que era pra ser pessoal, virou pública e azeda ainda mais o ambiente. Não se fala em outra coisa.

Sai a pauta bomba, entra a carta bomba.

Ruins

Não temos motivos para ter orgulho da Rodoviária de Blumenau, mas não estamos sós. A de Navegantes está no páreo.

Foi ontem

Meu Deus, como o tempo passa! Lá se vão 35 anos da morte de John Lennon.

Faz lembrar

Foto: André Schroeder, arquivo pessoal

A arte em teia da aranha ficou parecida com o visual de um Long Play (LP), disco de vinil que até anteontem era usado para reprodução de músicas e de vez em quando ensaia voltar. Bons tempos, o do bolachão. Bom tempo também o atual, com acesso ampliado ao universo musical.