O advogado Celso Garcia, fascinado por Jet Ski, sempre que pode pratica o esporte nas águas de nosso rio a partir do píer do Clube Náutico América. Sábado ele flagrou essa capivara que estava nem aí para ele ou para o barulho dos motores. Conclusão do Celso: Jet Ski não atrapalha a fauna. Tudo bem, mas tente convencer o Lauro Bacca, nosso mestre ambientalista. Duvido que consiga.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras colunas do Valther Ostermann

Assim fica difícil

O país está convulsionado, ninguém sabe o amanhã, e assim serão as próximas semanas. Menos mal que não está dividido meio a meio como já se pretendeu. Todas as pesquisas mostram que a maioria – nada de maioria simples, é maioria mesmo – quer o esclarecimento de todas as corrupções, o reembolso de todos os saques e a punição legal de todos os envolvidos. Não fosse o componente político, e tudo não passaria de um caso de polícia, mesmo com tantos coroados envolvidos.

A paixão partidária tudo contamina, inclusive a vida da nação. Ela é cega para os malfeitos, visa somente a sobrevivência das agremiações políticas e suas respectivas ideologias. E dê-lhe apregoar o ódio, incentivar confrontos, desprezar o diálogo. Política, diz o dicionário, é arte e ciência da organização e administração de um Estado, uma sociedade. Não é isso que aí está.

Continua depois da publicidade

A ardida, aquela

Do leitor Cirineu Bonin sobre aquela pimenta, a mais ardida do mundo, estampada segunda-feira na coluna:

– O nome correto da pimenta não é Red Scorpion, é Carolina Reaper. Originária de Fort Mill, Carolina do Sul (EUA), foi criada por Ed Currie, cultivador americano. Desde 2013 é a recordista na escala Scoville. A foto que você mostrou, enviada pelo Batista, é pimenta cultivada no nosso condomínio Jardim Europa. Importei as sementes ano passado, tenho 15 pés, e meus irmãos a estão cultivando em área maior em Mirim Doce. Estamos iniciando uma parceria com empresa em Blumenau para industrialização.

Quem explica?

Alguns jovens tresloucados encontraram um novo e estúpido modo de morrer na flor da idade: inalar gás usado em buzinas.

Não muda

Olha aí, pessoal que quer tirar Dilma, eu não quero ser estraga-prazer, mas se ela cair o Congresso Nacional será o mesmo com qualquer presidente tampão. Não é de arrepiar?

Continua depois da publicidade

Placar

Impeachment, só se fala do pedido atual que pretende afastar a presidente Dilma. Mas não é novidade na política nacional. Fernando Henrique Cardoso foi alvo de 17 pedidos, Lula sofreu o dobro – foram 34 tentativas. Todos foram arquivados. A gente esquece.

Humm…

Se por medo da Justiça Eleitoral ninguém mais admita o tradicional Caixa 2, se por desencanto do processo causado por aquele juiz paranaense os empresários retraiam suas contribuições, e se as produtoras de programas eleitorais e marqueteiros continuem a cobrar os olhos da cara, como serão as campanhas eleitorais desse ano?

Data respeitada

Eu sempre implico com a desorganização das estações do ano aqui em Blumenau, mas devo reconhecer que esse outono está indo bem, até parece mesmo que estamos no outono.

A equilibrista

Foto: Rubia Waldirene Speck Loes, arquivo pessoal

A professora Rubia Waldirene Speck Loes conseguiu esse flagrante em Rio dos Cedros, sábado: uma cobra-cipó tomando banho de sol equilibrando-se sobre o arame da cerca. Comum por aqui, é para ser admirada de longe. Consta que foi uma delas que passou a conversa em Eva.

Continua depois da publicidade