Remédios devem ficar até 12,5% mais caros a partir do fim desse mês. Aumento maior que a inflação do ano passado, 10,67%. É a primeira vez em 10 anos que o reajuste autorizado supera a inflação.
Continua depois da publicidade
O ano de 2016, até aqui, é quase todo feito de notícia ruim. Mas pode mudar. Pode mesmo.
::: Leia outras colunas do Valther Ostermann
Fitinhas da fé
Foto: Jefferson Douglas, arquivo pessoal
Continua depois da publicidade
Assim como as fitinhas baianas do Senhor do Bonfim, os devotos de Santa Paulina também cultuam as suas, que viraram moda em Nova Trento. Servem para materializar pedidos à santa. Mas há um diferencial: aqui os devotos, além do pulso, amarram as fitinhas em locais públicos. Em quase todos os lugares.
Arre
lado chato de manifestações como a de domingo são as interpretações dos motivos do movimento. Há de tudo, a começar pelo argumento de que somos todos paus mandados, que somos programados, que não temos vontade própria. Em outras palavras, nos consideram imbecis. A prova de que não somos é que consideramos o argumento imbecil. Quando essa gente vai se convencer que ofender a inteligência das pessoas não é boa política?
É ela!
Do magistrado aposentado Saulo de Lima:
“Sobre a nota ?É a lei?, da sua coluna de sábado/domingo, há um erro que merece retificação.
Antes, digo que não morro de amor pelo ministro Barroso, do STF, principalmente depois que ele se esqueceu de ler um trecho do regimento interno da Câmara, quando do julgamento do rito de impedimento de presidente da República, levando os seus pares ao erro.
Mas, voltando ao motivo deste e-mail, ele não está em fase generosa ao conceder liberdade a alguns mensaleiros. Quem concedeu liberdade a alguns bandidos foi a presidente Dilma, no decreto de indulto natalino, com condições que permitiram beneficiar os companheiros de partido. O ministro Barroso está apenas dando cumprimento à lei – aliás, como diz o título da sua nota – e não poderia agir de modo diferente, sob pena de afrontar a lei.
Continua depois da publicidade
É de revoltar, mas a culpa é dela, única autoridade que pode expedir esse decreto.”
Espelho
De Balneário Camboriú, com excelente humor, o leitor Cláudio Élle manifesta opinião sobre a manifestação de domingo em Blumenau:
– Vendo a foto em tua coluna de segunda-feira entendi porque chegaram ao número de 60 mil manifestantes. Quem contou estava perto daquela parede espelhada e viu tudo em dobro. Só pode!
Velozes e furiosos
Primeiro inventaram o automóvel, que no começo tinha velocidade de carroça. Com o tempo, ficou mais potente e mais veloz, e aí tiveram que inventar os limites de velocidade. Estabelecidos os limites, vieram as transgressões. Das transgressões, vieram as multas.
Criou-se um círculo vicioso: carros cada vez mais rápidos, equipamentos de controle cada vez mais sofisticados, multas cada vez mais salgadas.
Continua depois da publicidade
O fascínio pela velocidade – e pela transgressão – é inerente ao ser humano.
Isso nunca terá fim. E sai da frente!
Outro
Já temos um novo ministro da Justiça. Tão recente que não deu ainda para decorar o nome dele. Se durar menos de 11 dias quebrará o recorde do anterior.
Cena do vale
Foto: André Schroeder, arquivo pessoal
Enquanto um dá ração aos peixes, outro curte um passeio pelo nosso Vale que tem muito para ser curtido.