O prefeito Napoleão Bernardes, de Blumenau, tem se aconselhado frequentemente com o ex-prefeito Felix Theiss. É inteligente e até recomendado beber da experiência de quem já esteve à frente do Executivo. Pela expressão de ambos a situação já teve dias melhores.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras colunas do Valther Ostermann

Vai que passa…

Eliminar – no bom sentido, claro – 155 senadores e deputados é o que pretende a Proposta de Emenda à Constituição 105/15 que está tramitando no Senado.

As atuais 513 cadeiras da Câmara dos Deputados seriam reduzidas para 385 e das 81 do Senado sobrariam 54.

Continua depois da publicidade

Não é muito, mas é um começo.

A vez da vaca

O ovo de galinha já foi redimido, seu consumo não mais ameaça a saúde de ninguém. Agora é a vez do leite, sempre tão cheio de restrições. Os cientistas naquela virada costumeira, até recomendam o consumo. Leite integral, gordo, com toda nata.

Aproveitem antes que os caras mudem de ideia.

Para pensar

Itajaí discute redução do número de vereadores, Balneário Camboriú pode estar indo na mesma toada. Recado claríssimo da população que não mais se sente representada e um bom tema para reflexão dos políticos.

Só tem o seguinte: reduzir cadeiras sem reduzir o repasse (duodécimo) não reduz a despesa.

Sem crise

Jorge, o encanador, é daqueles que nem percebe a crise em que estamos mergulhados. Não dá conta de atender todos os pedidos de socorro – quando estoura um cano no banheiro é socorro mesmo. Talvez por isso seja um dos sujeitos mais bem humorados que conheço.

Mas não, hein?

Alguns amigos que não consigo convencer continuam convictos que “cerveja não dá porre”. Final de expediente é sinônimo de consumo de loiras geladas em meio àquela conversa ao redor de uma mesa com os amigos. Depois, cada um no seu carro, dirigem-se para o recesso de seus lares. Bonito isso, “recesso de seus lares”. Sempre quis encaixar numa nota.

Continua depois da publicidade

Pois bem, não passariam num teste de bafômetro. Mesmo que levemente, estão alcoolizados. Mas não há quem os convença. Cerveja não dá porre.

My God!

Ariano Suassuna, genial autor de Auto da Compadecida, durante palestra que ministrava reclamou: “O pessoal tá me mandando interromper pra um ?cófibreic?. Eu preferia uma pausa para um café”. É a velha mania de usar termos em inglês para parecer fino. Lanche é brunch, vê se pode. Porta de banheiro ostenta um esnobe BWC, sigla de Bater Water Closed, que coisa fina! E desconto é off. Depois reclamam quando se diz que temos complexo de coitadinho. Mas é isso mesmo, brother.

Nem aí

João Santana, o marqueteiro do PT, declarou que não sabe a origem dos milhões de dólares repassados às suas contas no exterior. Isso é que é desapego.

Terrível

Dentre os 295 municípios catarinenses Blumenau ocupa o 4º lugar no ranking das cidades com mais mortes no trânsito.

Continua depois da publicidade

Tentativa

A presidente Dilma se cadastrou no Weibo, maior rede social da China, e arriscou uma palavra em mandarim. Dou a maior força para a presidente e torço para que se dê melhor que em português.

Sol

Foto: André Schroeder, arquivo pessoal

Retrato do clima no Vale. De derreter.