Terça-feira a PM apreendeu em Itajaí um menor, 16 anos, que segundo os policiais estava com uma moto furtada e havia tentado furtar uma casa momentos antes. A “criança” já tinha mais de 40 passagens pela delegacia. Digitei certo, 40 passagens, quatro dezenas.
Continua depois da publicidade
Foi liberado em meia hora, pois o sistema não tem como acolhê-lo. O Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) em Itajaí está fechado.
O Brasil, que não resgata menores infratores, muito menos os recupera, lava as mãos e devolve para as ruas um menor de idade que agora soma mais de 40 passagens.
Sem acompanhamento e sem opção, certamente voltará à delegacia em breve. Acaba entrando para o Guinness.
::: Leia outras colunas do Valther Ostermann
Continua depois da publicidade
Radical
Foto: André Schroeder, arquivo pessoal
A cachoeira Salto do Zinco, em Benedito Novo, é tudo o que os praticantes de rapel pediram a Deus.
Capaz de sair
O PMDB decidirá no próximo dia 29 se abandona o navio ou fica ocupando todos os cargos que abocanhou no governo federal. Os que defendem a permanência dizem, sem ficar vermelhos, que o país depende do PMDB. Então tá, mas quem nos mergulhou na crise?
Já foi oposição, mas faz tempo. De lá para cá se aboletou em todos os governos, devorando cargos e arrotando apoios. Morre de vontade de ficar, e ficará se sentir que pode assumir o poder, algo que jamais conseguiu através do voto popular.
Mas se sentir que o barco está afundando…
É grave
Gente, não dá para baixar a guarda. Já são quase 10 casos de gripe H1N1 confirmados em Blumenau. E, olha só, dizem as autoridades sanitárias que a primeira medida – e a mais importante – para evitar a contaminação é lavar as mãos. Evite, pois, apertos de mãos. Há outras maneiras de cumprimentar.
Preparando terreno
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), disse que o Conselho Nacional de Justiça “deve tomar providências para excessos do Judiciário”.Enrolado em processos, mais que defender o governo, está falando em causa própria.
Continua depois da publicidade
Beira o impossível
Quem transita pela Rua Amazonas no sentido bairro-Centro no começo das manhãs tem que consumir muito maracujá, porque a fila não anda: ela se arrasta. É impressionante a lentidão, bate desespero só de olhar. Parte do problema é uma escola – EEB Santos Dumont – onde o guarda de trânsito interrompe o fluxo várias vezes para a travessia de escolares. Não tem como fazer diferente, a vida tem primazia. Uma passarela resolveria, mas lá é complicado por falta de espaço.
E assim como acontece na Amazonas, acontece em todos os bairros de Blumenau. Blumenau é um caso quase sem solução.
Codinomes
A lista da Odebrecht, descoberta agora pela Polícia Federal, contém mais de 200 nomes de políticos que teriam recebido contribuições da empreiteira. Tudo será investigado e, se não melarem a operação – estão tentando, estão tentando – saberemos o porquê de cada repasse.
Por enquanto o que pega são alguns apelidos constantes dos documentos:
Eduardo Cunha: Caranguejo; Renan (Calheiros): Atleta; José Sarney: Escritor; Eduardo Paes: Nervosinho; Humberto Costa: Drácula; Lindbergh Farias: Lindinho; Manuela D?Ávila: Avião. E o mais curioso de todos: Jacques Wagner: Passivo.
Continua depois da publicidade
Amém
Foto: Nei Azambuja, arquivo pessoal
Em Balneário Camboriú a puxada de rede garantiu o alimento da Sexta-feira Santa.