O Brasil, que já teve moedas com vários nomes – real, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzeiro novamente, cruzado, cruzado novo, cruzeiro outra vez, cruzeiro real e real -, agora tem três moedas circulando ao mesmo tempo: o real oficial e as clandestinas pixuleco e acarajé. O real circula entre nós, a maioria dos brasileiros. As outras duas entre aquela turma que o juiz Moro já enquadrou ou condenou e outros que ainda serão enquadrados se o bom Deus permitir. Um pixuleco vale um balaio de reais, um acarajé vale muito mais.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras colunas do Valther Ostermann

Osterbaun

Foto: Rejane Koch Goede, arquivo pessoal

A árvore de Páscoa de Pomerode vista de um ponto de vista peculiar.

Continua depois da publicidade

Piorou

Pois é, comentam vários leitores, os carros de propaganda sonora diminuíram, mas a praga do som automotivo – aqueles exibicionistas que berram um repertório lamentável – aumentou um bocado. Não respeitam horários, escolas, hospitais. Dá até saudade dos primeiros.

Rota do lazer

Do leitor Lauro Wehmuth:

– O fechamento da Rua XV aos domingos de manhã deu certo. Sou frequentador de primeira hora, a rua fica à disposição das pessoas a pé ou de bicicleta, as crianças passeiam com os pais, cães de estimação também passeiam, tudo na maior segurança. É preciso cuidar para que continue assim, sem interferências de ambulantes ou performances que acabem atrapalhando a livre circulação.

Sei lá, entende?

Alguns leitores me perguntam por que a cerveja sem álcool não pegou. Sinto muito, mas como não bebo, não sei. Mas tenho uma leve desconfiança que se não pegou mesmo é porque não tem a sensação inebriante do álcool. Só pode. A propósito, começa agora mais um Festival Nacional da Cerveja. Na Vila Germânica.

Ô raça

Um napolitano dono de pizzaria em Nova York garante que comer uma pizza margherita por dia emagrece. Como é próprio dos seres humanos, uma legião de crédulos vai entrar na do chefe Pasquale Cozzolino – esse é o nome dele – e se entupirá de pizza. Margherita. Só conseguirão enriquecer o napolitano. Quando a humanidade vai largar mão de mil dietas milagrosas e se convencer que só comendo menos e praticando atividades físicas é que se emagrece?

Continua depois da publicidade

Granito rosa

De Mário Amaral de Andrade:

– Fiquei estufado de alegria e orgulho ao ver estampada na coluna a suntuosa torre da bela e diferente Catedral de Blumenau. É que a torre, como também toda a Catedral, foi construída inteiramente de pedra sobre pedra num desenho lógico. O dia-a-dia acaba nos fazendo esquecer o belo visual, mas esse tipo de pedra de rara beleza é granito rosa, que não é comum. Foi descoberta no município de Apiúna, mais precisamente na localidade de Subida, minha terra natal.

A primeira

Foto: Valther Ostermann, Agência RBS

Se a catedral de Blumenau tem estilo diferenciado e foi construída “pedra sobre pedra num desenho lógico”, a primeira Igreja Evangélica de Blumenau, inaugurada em 1877, tem estilo neogótico que a integra ao ambiente da colina. Vale visitar.