Sexta-feira a Seleção Brasileira de futebol jogou contra o Uruguai. O que antes faria o país parar para assistir agora passa quase em branco. Não se falou do jogo antes, não se falou do jogo depois. Ganha um doce quem disser a escalação do time, assim, de primeira. Nossos poucos ídolos jogam em terras estrangeiras. Sobrou ninguém por aqui. Nossa autoestima anda lá embaixo, já não somos o país do futebol, nem do samba. Viramos o país do Petrolão.
Continua depois da publicidade
::: Leia outras colunas do Valther Ostermann
Entrando numa fria
Foto: André Bortolon, arquivo pessoal
O blumenauense André Bortolon, saturado de suar no calor daqui, radicalizou: foi trabalhar no Polo Norte. Ou quase. Faz filmagens e fotos na ilha Svalbard, que pertence à Noruega. Mora em Longyearbyen, a cidade mais ao norte do mundo. Saiu da sauna para o freezer. Em maio voltará para se aquecer por uns dias, e depois volta. Não, ainda não se deparou com o Ibsen. Nem pretende.
Continua depois da publicidade
15 minutos
Outro dia um conhecido me disse que ganho dinheiro na moleza, “escrever uma coluna como a tua não leva mais que 15 minutos, não é não?”. Ele teria acertado se me dissesse que ganho salário fazendo o que gosto. Fazer uma coluna diária, ao contrário do que pensa o sujeito em questão, é trabalho duro. Não só para mim. Trabalhei no antigo Santa, antes do advento da RBS, com Luiz Antônio Soares, saudoso, competente e polêmico jornalista. Dirigia a redação e escrevia uma brilhante coluna diária. Pois bem, havia dias em que o bom Luiz chorava de nervoso, o horário de fechar a edição se aproximando e ele não conseguia inspiração para o texto. “Encher linguiça” é algo que não fazia e não admitia. Ora, se o inspirado Luiz às vezes encontrava dificuldade, imagine eu.
Ainda bem
Para amenizar a figura do delator, sempre visto com maus olhos – dedo-duro, traidor! -, cabe lembrar que a investigação de toda essa roubalheira começou com o ex-deputado, agora perdoado, Roberto Jefferson (PTB).Claro que não levantou o tapete por amor à pátria, mas seu desentendimento com a quadrilha acabou beneficiando a nação. Dos males, o menorzinho.
Temperatura
Já estamos no outono. Desde o dia 20. Ninguém notou.
Censor
Há outros áudios de Lula que não tiveram divulgação autorizada por Moro, diz reportagem da revista Época. Fala sério, até você, petista sincero, adoraria ouvir. Abaixo a censura do Moro!
Foto antiga
E chega o dia em que quase todos na foto antiga da turma já partiram, já foram, já morreram. E aí você, mesmo querendo evitar, fica pensando quem será o próximo e, mais ainda, quem será o último. Quem sobreviver saberá.
Continua depois da publicidade
Ô raça!
Sabendo que a farra do boi continua a toda, malditos sejam, principalmente no litoral de Santa Catarina, lembrei-me da frase do mestre Millôr: “Acho que se os animais falassem não seria conosco que iam bater papo”. Somos a única raça que tortura e mata por prazer. Ainda bem que nem todos.
Páscoa cheia
Foto: André Schroeder, arquivo pessoal
Nesse domingo de Páscoa, se você olhar para o céu verá uma lua plena, iluminada, cheia. Considerando a data e a beleza da imagem, tire um tempinho para meditar. Sobre o que quiser.