Inaugurada com quatro anos de atraso em junho de 2013, a agência dos Correios no Centro de Blumenau nem de longe parece ter apenas dois anos e meio de idade. Pelo menos na fachada.

Continua depois da publicidade

Confira outras colunas do Valther Ostermann

Amargura (1)

Evite o açúcar, dizem os nutricionistas. Fuja dele, ordena meu nível de glicemia. Quando a gente desobedece e saboreia um chocolate o paladar agradece e a consciência dói.

Vamos de adoçante, então. Não tem o mesmo sabor, mas quebra um galho, não engorda nem dá peso na consciência, e não faz mal.

Continua depois da publicidade

Só que não!

Amargura (2)

Adoçantes não são absorvidos pelo organismo, são eliminados pela urina, as moléculas vão inteirinhas para as estações de tratamento e daí para os rios de onde se recolhe a água para abastecer as cidades. Água com ciclamato, sucralose e sacarina. Já foi detectado. Ainda em pequenas porções, mas vai aumentar. Água doce, literalmente.

Então fica assim, açúcar não pode e o adoçante nosso de cada dia polui as águas. Coerente seria consumir tudo azedo ou amargo, mas dá?

Deixa ele lá

Newton Ishi, o “japonês da federal”, virou celebridade e quase precisa andar cercado de seguranças para evitar o assédio. E, claro, já querem que troque a polícia pela política, aquela mania brasileira de lançar como candidato quem quer que se destaque em alguma atividade e caia no gosto popular. Será que será tão bom político como é policial? Produzirá mais para a sociedade?

Nem sempre é assim.

Um assombro!

Não é a primeira vez que falo dos juros no cartão de crédito no Brasil. É que o susto não passou. A taxa média, mês passado, chegou aos 378,76% ao ano. A desculpa é a inadimplência. Arrã.

Continua depois da publicidade

Não existe nada igual no mundo.

Nossa!

A gente fica só olhando para os escândalos em Brasília e acaba não vendo o exposto em outras vitrines Brasil afora, até para efeito comparativo. Olha só: pelo menos 50% dos deputados de seis estados, além do Distrito Federal, respondem a acusações criminais no STF. No Amapá e Tocantins o índice chega a 63%. Em Santa Catarina, 31%. Fonte: Congresso em Foco.

Importante lembrar que ser processado não significa necessariamente ter culpa no cartório, mas…

1,1 quatrilhão

Para a nova geração, que ainda não atinou para essa tal inflação da qual todo mundo fala com raiva ou temor: de julho de 1965 a junho de 1994 a inflação acumulada foi de 1,1 quatrilhão por cento. Caso único no mundo desde a hiperinflação alemã dos anos 1920.

Tragédia contida a partir de 1994 pelo plano de estabilização econômica mais eficaz da história, o Plano Real, apesar da oposição dos oposicionistas de então.

Continua depois da publicidade

Exige cuidados

Estar inacabado há tanto tempo é culpa dos homens, não dele. Virar criadouro de mosquitos, incluindo aquele que agora é o inimigo número um da saúde, aí já é um pouco demais. O Edifício América, ao lado do Biergarten, em Blumenau, precisa de atenção especial, pois é um acumulador de água parada.

Anjo musical

Foto: Valther Ostermann

Olha só o a concentração desta menininha integrante da Banda Musical Anita Garibaldi que animava a manhã de sábado com músicas natalinas na Rua XV.

Parece um anjo tocando, não parece?