É bem verdade que mesmo sem ter como ganhar a guerra cada um de nós deve combater os nascedouros do mosquito Aedes, aquele filho da mãe. Mas há limite para todas as coisas. Exigir que se seque o laguinho artificial do Parque Ramiro Ruediger, como apregoou um cidadão numa roda de cafezinho ontem, é exagero. ? A propósito, quando da construção do lago houve baita polêmica, os de boa memória se lembram. Coerente como o jeito de ser de Blumenau: nada se faz sem um bate-boca.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras colunas do Valther Ostermann

Gesto honesto

Distraída, uma colega perdeu o telefone celular. Acontece com muitos, já aconteceu comigo, nunca mais soube do desaparecido. Devolução não é a regra nesse país em que a justificativa está na ponta da língua: achado não é roubado. Minha colega, porém, teve sorte. Quem encontrou o aparelhinho levou-o a um técnico que a localizou e devolveu.

Eu já estava quase sugerindo rezar o responso que, você sabe, é uma oração para Santo Antônio. Dizem que é infalível.

Continua depois da publicidade

Obra essencial

A cantora Claudia Leitte foi autorizada pelo Ministério da Cultura a captar R$ 356 mil para publicar sua biografia. A literatura mundial agradece o financiamento, pelo povo brasileiro, de tão importante obra.

Continua o mesmo

Olha aí, só porque parece assunto esquecido não significa que o Trevo da Mafisa deixou de ser um monstrengo inexplicável, perigosíssimo e burro.

Old times

De um motociclista veterano, testemunha ocular da história, exaltando seus tempos heroicos: – Esse pessoal de hoje não sabe o que é aventura. Nos anos 1960 andávamos de lambreta, íamos até Brasília, a nova capital federal, rodando por muita estrada de chão. Estrutura zero, só a vontade de rodar o mundo, sem pressa porque, de fato, a aventura era a viagem, não o destino. O pessoal hoje viaja em potentes máquinas sofisticadas, com estrutura de comunicação e localização, carro de apoio e programando-se para parar onde tiver uma lanchonete do McDonald?s.

A mulher sabe

Vivemos tempos de carestia. Não porque faltem gêneros alimentícios nas prateleiras e sim porque ficam mais caros quase todos os dias. Pergunte pra sua esposa, que é quem mais entende de inflação. Mais que o Mantega, Nelson Barbosa e Dilma. Somados.

Continua depois da publicidade

Tem razão

Outro dia falei aqui que prisão especial é e sempre foi um privilégio inadmissível. Comentário de um leitor:

– E achas que logo agora, quando o Moro está mandando um balaio de colarinhos brancos para o xadrez os caras vão mexer na legislação?

Grandinha

Foto: Valther Ostemann, Agência RBS

A turma que vai fazer alistamento militar obrigatório na Junta que está localizada em edifício no Centro de Blumenau faz uma fila que não é das menores. Começa na Beira-Rio, quebra para a Rua Floriano Peixoto (foto) e quebra de novo para a Rua XV. Convenhamos, o endereço não é dos mais adequados.