Então é Natal
Estamos em novembro e a cada fim de ano que chega fico com duas impressões: 1) como o ano passa cada vez mais rápido, 2) as decorações de Natal chegam mais antecipadas, em especial no comércio.
Continua depois da publicidade
A primeira impressão ganhou um acelerador em dezembro de 2014 e chama-se Marcela. Parece ontem que minha alemoa veio ao mundo e daqui a pouco completará o primeiro ano de vida. É, aquele chavão que ouvi de todos os meus amigos é verdade: aproveita, que passa rápido. Ainda bem que tenho aproveitado.
O outro sinal tem uma explicação mais simples: econômica/financeira. Como o Santa mostra em reportagem nas páginas 6 e 7, com a crise que tem feito o pessoal segurar o dinheiro, os comerciantes apostam no espírito natalino que enche o coração da maioria das pessoas para ganhar um fôlego, aumentar as vendas e terminar o ano com um saldo melhor.
Imortal na Furb
Continua depois da publicidade
Membro da Academia Brasileira de Letras há 31 anos, o carioca Arnaldo Niskier, 80 anos, jornalista, doutor em Educação e escritor, estará hoje na Furb para ministrar uma palestra. O evento ocorrerá às 19h, no auditório da biblioteca da universidade.
Niskier abordará o tema “O futuro depende da educação”. O seminário é aberto e gratuito.
Ares da graça
Não era miragem, nem nada do gênero. Como escrevi aqui quarta-feira, o sol existe aqui pelas nossas bandas. Ontem ele deu os ares da graça em alguns bairros, mas logo voltou a se esconder. Espero que retorne logo. Esse céu acinzentado o dia inteiro compromete a nossa saúde, física e psicológica.
Oktober 3.3
Divulgado o balanço da 32ª Oktoberfest, há quem já esteja na contagem regressiva para a 33ª edição da festa. A organização tem uma missão: pedir para as bandas atualizarem a letra da música Hallo Blumenau, de Helmuth Högel, o hino extraoficial da Oktober. Em específico o trecho em que cita a duração da festa, já que a última edição com “17 dias de folia” foi em 2005.
E afinal?
Chove há 45 dias em Santa Catarina. Muitas cidades ainda sofrem com os transtornos causados pelas enchentes, mas a conta de luz segue com bandeira tarifária vermelha, que foi criada devido à seca e à falta de água nas hidrelétricas.
Continua depois da publicidade
O negócio é torcer para que até o próximo dia 27, quando sairá o relatório da bandeira que será aplicada em dezembro, a situação se altere. Para a região Sul, julho de 2014 foi o último mês que o indicador não ficou vermelho.
Perigo na pista
Foto: Gilmar de Souza, Agência RBS
Os motoristas que trafegam pela Rua São Valentim, no bairro Itoupava Norte, precisam redobrar a atenção por conta do buraco que está abrindo em uma das tampas de esgoto na pista. Ismael de Freitas, que mora numa casa próxima, relatou à coluna que já viu um motociclista cair por causa do buraco e por pouco não se machucar gravemente ou causar um acidente maior. Isso porque o local tem tráfego intenso e alguns motoristas abusam da velocidade.
Freitas diz que abriu um chamado na ouvidoria da prefeitura em setembro e espera pelo reparo.
Jeitinho
Com problemas de lentidão e funcionamento no sistema online, o governo federal decidiu adiar o prazo de cadastro e pagamento do Simples Doméstico, que encerraria hoje, até o fim do mês. Um jeitinho ao invés de fazer o sistema funcionar plenamente. Complicado.
Deprê
A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem as novas regras para a aposentadoria (veja detalhes na página 15). Quando leio ou trato sobre o assunto, me bate uma deprê só de pensar que ainda tenho uma caminhada bem longa pela frente. Sem falar do fator previdenciário, perdas no rendimento etc.
Continua depois da publicidade