A Lei 19.031, que institui a educação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua na rede estadual para alunos surdos ou que tenham algum tipo de deficiência, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello no dia 29 de julho. Agora, a regra passa a ser obrigatória em escolas públicas estaduais de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em entrevista à rádio CBN Joinville, Fabíola Sell, professora associada da Udesc Joinville, explica que essa conquista é resultado de mobilização iniciada em 2014.

— Quando a gente fala de educação bilíngue para surdos, a gente tá falando na valorização da Libras, da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e como língua de instrução. O que significa que os surdos vão estar numa sala de aula em que o professor é um professor bilíngue, preferencialmente surdo, e que vai ensinar os conteúdos a partir da língua brasileira de sinais, que é a primeira língua dos surdos. Nesse caso, o português escrito fica como segunda língua para os surdos, e ele é ensinado com metodologias diferenciadas das metodologias utilizadas para nós que somos ouvintes, justamente porque os surdos tem uma relação diferente com o português escrito — explica a professora.

Confira a entrevista com a professora Fabíola Sell:

Leia também:

Caminhoneiro que transportava carga de R$ 100 mil é encontrado após três dias desaparecido em SC

Continua depois da publicidade

Conheça a tradição de clubes de tiro de Joinville que levou atleta para Olimpíadas em Paris

FOTOS: JEC apresenta nova camisa 3 para temporada e anuncia dois novos reforços