Ele nem começou a ser produzido e já é um fenômeno. O Aston Martin Valhalla é um híbrido que tem impressionado entusiastas ao redor do mundo. O supercarro chama a atenção pelo design futurista, desempenho excepcional e tecnologias de ponta. É um dos carros mais desejados do mercado por suas características únicas.
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Vale ressaltar que o Valhalla é pioneiro em vários sentidos: é o primeiro supercarro com motor central de produção em série da Aston Martin e a estreia da marca com um conjunto híbrido plug-in. O design do Valhalla exibe linhas aerodinâmicas e detalhes que remetem a carros de corrida da Fórmula 1.
Veja fotos do Valhalla, novo carro da Aston Martin
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Sua estética agressiva e moderna estreia uma nova linguagem de design alinhada à aerodinâmica ativa de alta força descendente, fruto da Aston Martin Performance Technologies (AMPT) – o braço de consultoria da Aston Martin Aramco Formula 1 Team.
A carroceria em fibra de carbono está disponível pintada ou em carbono exposto. Todos os painéis exteriores de carbono podem ser especificados em laca brilhante ou acetinada. Para as rodas há opção de dois designs: titânio líquido, preto fosco texturizado, preto acetinado/diamante torneado com pneus Michelin 285/30 ZR20 na dianteira e 335/35 ZR21 na traseira. Há ainda uma roda de magnésio ultraleve (que economiza um total de 12 quilos de massa não suspensa) em titânio texturizado e preto acetinado. com pneus Michelin Pilot Sport CUP 2.
Mais de mil cavalos
O Valhalla combina pela primeira vez um motor central V8 biturbo 4.0 (feito sob medida) que gera 828 cavalos de potência. Ele trabalha com outros três motores elétricos que somam 251 cavalos, entregando uma potência combinada de 1.079 cavalos. O torque também é brutal: 112 kgfm. Com esse trem de força, o superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, menos que um Fórmula 1. É o primeiro Aston Martin a usar a nova transmissão de dupla embreagem e oito velocidades da fabricante, que incorpora um motor elétrico e um diferencial traseiro eletrônico (E-diff).
Os dois motores no eixo dianteiro facilitam a vetorização de torque e comandam a ré, o modo de condução somente elétrico e a frenagem regenerativa. Chassis, suspensão e aerodinâmica ativa trabalham em conjunto para garantir um manuseio preciso e a melhor aderência.
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O recurso Active Aerodynamics entrega mais de 600 quilos de downforce (força aerodinâmica que pressiona um carro contra o solo, garantindo estabilidade, aderência e segurança, principalmente em altas velocidades) de 240 km/h e depois mantido até a velocidade máxima de 350 km/h.
São quatro modos de condução: o Sport como padrão, e os manuais Pure EV, Sport+ e Race. Cada modo tem sua própria combinação de configurações motor, rigidez da suspensão, aerodinâmica ativa e calibração de direção. No modo EV puro, a tração é feita apenas pelos motores do eixo dianteiro, com autonomia de 14 quilômetros e velocidade máxima limitada a 140 km/h.
À medida que a bateria esgota, o Valhalla muda automaticamente de EV para Sport, que aciona o motor V8 e dirige o modelo como híbrido, combinando o torque instantâneo do eixo dianteiro eletrificado com a potência do biturbo. Alternando para o Sport +, o Valhalla é maximizado para emoção dinâmica e o modo Race é indicado para ser usado em pista, envolvendo a aerodinâmica ativa.
Nos modos EV, Sport e Sport+, a asa traseira ativa permanece retraída. No modo Race, a asa traseira sobe 255 milímetros para máxima força descendente. Em conjunto com a asa traseira ativa, o Valhalla emprega uma asa dianteira ativa oculta, logo à frente do eixo dianteiro, para controle do ar.
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O sistema de freio conta com sistema Power Brake Integrado, que permite uma modulação precisa. Na frente são discos de freio carbono-cerâmica (CCB) de 410 milímetros e 390 milímetros atrás. As pinças foram projetadas de forma personalizada para se integrarem ao sistema de refrigeração, incorporando pistões ventilados para melhorar o fluxo de ar e a eficiência de refrigeração nas pastilhas de freio e na parte interna da pinça.
Mais influência da F1 em seu interior
O cockpit do Valhalla expõe design limpo e minimalista. A zona dos pés é elevada para uma posição de assento baixa, na altura do calcanhar, com assentos leves de fibra de carbono de uma só peça. O formato do volante foi inspirado na F1 e apresenta uma armadura de fibra de carbono de peça única. A linha Amphitheatre envolve a cabine, um suporte de carbono percorre toda a largura da cabine, sobre o qual flutua o painel de instrumentos.
De acordo com a Aston Martin, assim como em qualquer modelo da marca, os clientes do Valhalla podem explorar “infinitas possibilidades de personalização” pelo serviço Q by Aston Martin.
Qualquer interessado pode conferir todos esses e mais detalhes do Valhalla pelo configurador em astonmartin.com.
O supercarro já entrou em linha de produção e as primeiras entregas das 999 unidades limitadas começam no segundo semestre de 2025. Para o Brasil, a Aston Martin informa que seis unidades já foram reservadas, mas os interessados estão encomendando sem sequer saber quantos custarão: os preços ainda não foram definidos.
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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
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