Elaine Paludo Sandrin

Empresária, moradora de Chapecó

Ao rever o baú da minha vida, encontrei estas duas fotos tiradas na casa de meus avós Luiz Bodanese e Maria Adélia Patussi, em Xanxerê. A casa deles era uma extensão de minha casa: nos reuníamos com frequência em ocasiões como aniversários, Páscoa, Natal, fim de ano… tudo era motivo para se comemorar. Naqueles tempos, meu tio Clóvis Zambenedetti (in memoriam) estava sempre pronto para registrar e eternizar esses momentos mágicos. Minha mãe, minhas tias e avó vibravam de alegria ao se reunir para trocar receitas de família e preparar as refeições.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Do antigo açucareiro azul esmaltado com flores vermelhas e amarelas surgiam doces maravilhosos – sinto saudade só de lembrar.

A casa era imensa, praticamente uma chácara no Centro da cidade: muitas árvores e flores. Nos fundos da propriedade, ficavam as vacas leiteiras da vó Adélia. Me recordo em especial de uma delas, que povoou a nossa imaginação de crianças: quando algum neto fazia bagunça, a vó dizia que ia chamar a vaca Marantega, que corria atrás das crianças arteiras.

Quando nasci, vó Maria Adélia estava em minha casa, auxiliando minha mãe. Naqueles dias, logo após o Natal, ela preparou compotas de pêssego que deveriam ser abertas quando eu completasse 15 anos. Acontece que minha avó faleceu poucos meses antes de comemorarmos essa data, e então, ao abrirmos as compotas, a emoção foi tamanha que não conseguimos conter as lágrimas.

O tempo passou e minha mãe Iracema também se foi. Mas os ensinamentos que elas nos passaram permanecem. Por isso, para celebrar essa e outras tantas histórias, estamos organizando o quarto encontro da Família Bodanese, em Chapecó nos dias 3 e 4 de maio de 2014. Familiares, agendem-se!

Continua depois da publicidade

Para participar

O espaço O passado valeu a pena é publicado todos os domingos, com a colaboração de leitores. Para participar, basta enviar uma foto antiga que marcou a sua vida e contar em até 20 linhas sobre as lembranças que aquela imagem lhe traz. O telefone para contato é (48) 3216-3943 e o e-mail é diariodoleitor@diario.com.br. As colaborações podem ser enviadas também por carta, para o endereço SC-401, nº 4.190, torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis. O CEP é o 88032-005. A participação é gratuita.