Rogério Martorano

jornalista nascido em São Joaquim e morador de Florianópolis

A história de uma vida é também a história de uma educação. Os que conhecem os irmãos gêmeos Erasmo e Érico Szpoganicz certamente admiram a competência, a honradez e a ética que ao longo de 80 anos de vida – completados no dia 7 de agosto – sempre demonstraram com muita grandeza diante de qualquer circunstância, estivesse à nau da existência desafiando águas bravias ou singrando em serenidade os mares.

Continua depois da publicidade

O homem íntegro e de boa índole não se curva aos caprichos do destino. Mantém-se firme, fiel às suas convicções, não importa quão difícil possa ser o momento pelo qual esteja passando. Pessoas deste naipe são forjadas ainda na infância, quando o amor, a disciplina e o respeito moldam o caráter e a firmeza do jovem. Erasmo e Érico tiveram em vó Hilda o alicerce para esse crescimento. Não lhes faltaram o amor e a dedicação de uma mãe que soube superar os maiores desafios para lhes dar o que há de mais caro entre os homens: educação de qualidade, cujo ensinamento e aprendizado resultaram em invejável formação cultural. Mais tarde, cada um a seu modo encontrou sua companheira. Um novo sopro de vida, uma nova inspiração. Iponá e Miriam, como maravilhosas parceiras, são também, de certa forma, aniversariantes. Pois não dizemos que renascemos ao encontrar o ser amado? Dessa união nasceram os filhos com as mesmas virtudes e valores dos pais. Tenho o privilégio de testemunhar a admirável história de vida dos irmãos Szpoganicz, Érico e Erasmo, que revelam notável trajetória profissional vivenciada em diversas instituições bancárias, quer no exterior ou em nosso país, com desempenho elogiado pelos colegas e clientes da época.

Continua depois da publicidade

Indiscutivelmente eles figuram na galeria dos ilustres personagens brasileiros. Orgulham familiares e amigos por seus apreciáveis gestos de magnitude, que muito honram a nossa sociedade. A comemoração do duplo aniversário ocorreu neste sábado, em um evento fechado para a família e amigos.

Para participar

O espaço O passado valeu a pena é publicado todos os domingos, com a colaboração de leitores. Para participar, basta enviar uma foto antiga que marcou a sua vida e contar em até 20 linhas sobre as lembranças que aquela imagem lhe traz. O telefone para contato é (48) 3216-3943 e o e-mail é diariodoleitor@diario.com.br. As colaborações podem ser enviadas também por carta, para o endereço SC-401, nº 4.190, torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis. O CEP é o 88032-005. A participação é gratuita.