LIÇÕES E VALORES FUNDAMENTAIS
Maria do Carmo Ávila Lehmkuhl
Professora e moradora de Águas Mornas
Estou aqui, sentada na sacada de minha casa, observando o movimento de minha pequena cidade. Por ser domingo, o movimento é ainda menor. Observo e manuseio várias fotos, umas bem antigas, outras nem tanto, e ainda outras, mais recentes. Cada imagem tem uma história, algo para ser lembrado com carinho e muita saudade. Em especial, as mais antigas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Entre tantas fotos, minha atenção se volta para uma que ganhei de minha mãe há muito tempo. Ao observá-la, meus pensamentos voam, trazendo muitas lembranças e saudades… Acredito que essa foto foi clicada por volta de 1979. Nela, aparecem meu pai, Andrino, minha mãe, Maria da Glória (in memoriam), minha irmã, Maria de Lordes (a mais alta) e eu, essa menininha tímida. Tenho um irmão mais novo, mas não aparece na imagem. Que pena!
Lembro-me perfeitamente do dia em que ela foi tirada. Estávamos no casamento de minha tia (irmã de meu pai). Após o clique, mamãe abaixou, olhou-nos nos olhos, meus e de minha irmã, e disse mais ou menos assim:
– Meus amores, por favor, se comportem. Nada de correria, gritos e malcriações. Sejam educadas, falem baixo, não se metam no assunto dos mais velhos, se alimentem com educação e mastiguem de boca fechada. E não vão para muito longe, fiquem aqui por perto.
Depois, beijou-nos levemente na testa.
Nosso pai não mencionou uma só palavra, apenas olhou-nos com firmeza e balançou a cabeça positivamente. Claro que não foi preciso falar mais nada, pois através de seu olhar podíamos entender que suas palavras seriam as mesmas de mamãe.
Continua depois da publicidade
Meus pais, pessoas simples, não me falaram de grandes teorias, tampouco de grandes pensadores, mas, com certeza, ensinaram-me valores e lições fundamentais para viver a vida: respeito, amor, bondade, amizade…e são esses valores que tento repassar para meus filhos.
* Na foto: Maria do Carmo, a mais baixinha, com a mãe, Maria da Glória, o pai, Andrino, e a irmã Maria de Lourdes
Para participar
O espaço O passado valeu a pena é publicado todos os domingos, com a colaboração de leitores. Para participar, basta enviar uma foto antiga que marcou a sua vida e contar em até 20 linhas sobre as lembranças que aquela imagem lhe traz. O telefone para o contato é o (48) 3216-3943 e o e-mail é o diariodoleitor@diario.com.br. As colaborações podem ser enviadas também por carta, para o endereço SC-401, nº 4.190, torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis. O CEP é o 88032-005. A participação é gratuita.