Confronto inédito em competições oficiais. Ainda que do mesmo continente, Suécia e Suíça jamais duelam em torneios ao longo de quase 100 anos. Além de amistosos, as equipes duelaram apenas em eliminatórias para Mundiais ou Eurocopas. A partida das 11h (de Brasília) desta terça-feira, além de inédito, tem grande peso. Quem sair do gramado da Arena Zenit, em São Petersburgo, estará nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia.

Continua depois da publicidade

Desde 1920 até hoje foram 27 jogos entre as duas seleções. O equilíbrio previsto para esta terça-feira predomina no histórico de amistoso e jogos qualificatórios para torneios oficiais. São 10 vitórias para cada equipe e sete empates.

Se conseguir passar pelos nórdicos, a Suíça vai pelo menos igualar seu melhor desempenho na história dos Mundiais. Em 1934, 1938 e 1954 (quando sediou a competição) a seleção foi até as quartas de final. O bastante para fazer com que os suíços se coloquem como zebras e também empurrem o favoritismo para os adversários.

— A Suíça não tem uma reputação tão significativa quanto Brasil, França, Argentina ou Espanha e nós entendemos, podemos viver com isso. Essa sensação de azarão nos ajuda, porque sempre queremos mais e mais. É a nossa maneira de pensar — disse o lateral Lang, que substitui o capitão Lichsteiner, suspenso.

Assim como os rivais, a Suécia também aproveita o equilíbrio para jogar o favoritismo para o outro lado. O zagueiro e capitão Andreas Granqvist embasa a opinião no desempenho dos suíços recentemente.

Continua depois da publicidade

– Sabemos que a Suíça é favorita para esse jogo, está jogando muito bem há muito tempo. Eles ganharam nove dos dez jogos das eliminatórias (sem contar a repescagem). Vamos lutar da melhor maneira possível. O que nos trouxe até aqui é a nossa força defensiva e a agressividade na hora de atacar – falou o jogador sueco.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA

Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Svensson, Ekdal e Forsberg; Berg e Toivonen. Técnico: Janne Andersson.

SUÍÇA

Sommer; Lang, Djourou, Akanji e Rodriguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Drmic (Seferovic). Técnico: Vladimir Petkovi?.

ARBITRAGEM: Damir Skomina, auxiliado por Jure Praprotnik e Robert Vukan (trio da Eslovênia).

DATA E HORA: às 11h (de Brasília) desta terça-feira.

LOCAL: Arena Zenit, em São Petersburgo.

TRANSMISSÃO: NSC TV, SporTV e CBN Diário.

MINUTO A MINUTO: NSC Total e Diário Catarinense.