A Vale encomendou à Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, da China, a construção de 12 navios graneleiros (navios destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel) que integrarão sua própria rota de transporte de ferro do Brasil até o país asiático. A informação foi divulgada hoje pela mineradora.
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Segundo um comunicado enviado pela Vale à Bolsa de Valores de São Paulo, será feito um investimento na frota de US$ 1,6 bilhão. Cada embarcação terá capacidade de carga de 400 mil toneladas. O primeiro navio será entregue em 2011 e os demais a partir de 2012.
– Os navios têm alto padrão de segurança e contribuirão para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas – destacou a empresa.
A Vale é a segunda maior empresa mineradora do mundo e a maior exportadora mundial de minério de ferro. A China é seu principal cliente.
– Uma infra-estrutura logística altamente eficiente constitui-se em elemento-chave para a competitividade no mercado de minério de ferro – ressalta o comunicado.
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Segundo especialistas e executivos da própria companhia, os custos de fretes marítimos saltaram nos últimos anos, puxados pela alta dos preços dos combustíveis e por uma forte demanda de serviços de transporte, especialmente em países emergentes como a China.
A Vale explicou que está desenvolvendo várias iniciativas para alcançar economias de escala e elevar sua eficiência nas operações ao máximo. Isso inclui o uso de trens mais longos, com 330 vagões e locomotivas mais eficientes, nas próprias vias férreas de suas minas e a criação desse serviço de frete marítimo entre Brasil e Ásia, região que contribuirá com a maior parte do crescimento da demanda de minério de ferro.