O AN Jaraguá fez um balanço de como estão os andamentos de sete importantes projetos da região, como a duplicação da BR-280, as construções do viaduto na Waldemar Grubba e da ponte do Rau.

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VIADUTO PARA SCHROEDER

Onde: avenida Waldemar Grubba, em Jaraguá do Sul.

Início da obra: dia 5 de maio de 2014.

Entrega: o prazo de conclusão era para outubro deste ano, mas a empresa responsável realizou um pedido de prorrogação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A entrega ficou para fevereiro de 2016.

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Quanto: o orçamento da obra é de R$ 5,25 milhões, com verba federal.

Responsáveis: a obra é executada pela Engenharia e Pesquisa Tecnológica S/A,

com fiscalização do DNIT.

Em que pé está: já foram retiradas as redes de gás e de energia elétrica. Agora, está em fase de construção de muros de contenção e de execução das fundações e pilares do viaduto.

RÓTULA DA BR-280

Onde: rótula de intersecção entre a BR-280 e os bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo, em Jaraguá do Sul.

Início da obra: começou em setembro de 2014.

Entrega: a previsão de conclusão é de 30 dias após a retirada dos postes.

Quanto: o orçamento é de R$ 700 mil.

Responsáveis: a empresa Infrasul executa os trabalhos. O DNIT realiza a fiscalização.

Em que pé está: foram retiradas as redes de energia elétrica. Falta a retirada de dois postes e da rede de telefonia para a continuidade da pavimentação da rótula e obras complementares.

PONTE DO RAU

Onde: entre os bairros Rau e Amizade, em Jaraguá do Sul.

Início da obra: em 2008, mas foi paralisada pouco depois porque a então prefeita, Cecília Konell, decidiu erguer a ponte em outro local. Em outubro do ano passado, ela foi retomada.

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Entrega: a previsão é de que ela seja concluída até o mês de novembro deste ano.

Quanto: valor foi orçado em R$ 8,38 milhões, com recursos financiados pelo Badesc.

Responsáveis: a Engedal Construtora de Obras, de Palhoça, é responsável pela execução da obra. A Prefeitura realiza a fiscalização.

Em que pé está: estão colocando os pilares da ponte.

PISTA DE ATLETISMO

Onde: no Centro Esportivo Murilo Barreto de Azevedo, no bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul.

Início da obra: começou a ser construída em 2007. Foi inaugurada no final de 2008, mas nunca chegou a ser utilizada por causa de problemas estruturais. As placas utilizadas na pista se descolaram. A reforma da obra começou em 3 de março 2014.

Entrega: deveria ser entregue em agosto do ano passado. O novo prazo é maio deste ano.

Quanto: está orçada em cerca de R$ 4,5 milhões, sendo que R$ 4 milhões serão custeados pelo governo federal e R$ 500 mil serão a contrapartida do município. Entretanto, serão gastos apenas R$ 3,5 milhões, o restante da verba será utilizado para equipamentos esportivos.

Responsáveis: a Pisossul Engenharia Esportiva, de Foz do Iguaçu (PR), fará a MD Arquitetura e Construção Ltda., de Jaraguá do Sul. A fiscalização da obra é de responsabilidade municipal.

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Em que pé está: a grama e parte de jardinagem estão sendo colocadas. Em fevereiro, o vestiário e o asfalto do centro ganharão forma. E, em março, será colocado o piso sintético.

OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-280

Onde: trecho da BR-280 que liga Jaraguá do Sul a Guaramirim. E túnel da travessia do morro do Vieira.

Início da obra: a duplicação começou em 6 de junho de 2014. O túnel, em julho do ano passado.

Entrega: o prazo é junho de 2017.

Quanto: o lote 2.1, da BR-101 a Guaramirim, está orçado em R$ 134,17milhões. O lote 2.2, que liga Guaramirim a Jaraguá do Sul, mais o túnel estão orçados em R$ 525,74 milhões.

Responsáveis: a responsável pela obra do lote 2.1 é a empresa Sulcatarinense. Já o lote 2.2 é da Cetenco Engenharia S/A. As duas sob fiscalização do DNIT.

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Em que pé está: no lote 2.1, estão sendo executados serviços de terraplenagem e drenagem do km 41 ao km 50,7. No 2.2 também estão sendo feitos serviços de terraplenagem e drenagem. No túnel, no início de fevereiro, entrará em operação

a máquina Jumbo, vinda da Finlândia, para a abertura dos túneis.

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEDUP)

Onde: nas margens da BR-280, em Guaramirim.

Início da obra: a construção deveria iniciar-se em agosto de 2010, mas começou

com seis meses de atraso. A conclusão da obra era prevista para o fim de 2015. Porém, por causa de um ajuste de projeto realizado pelo Ministério da Educação

e Cultura (MEC), uma nova licitação terá que ser feita para complemento da obra.

A Secretaria de Estado da Educação deve lançar o edital em fevereiro.

Entrega: a partir da ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação terá

180 dias para finalizar a obra.

Quanto: a parte já concluída teve um investimento de R$ 6,8 milhões. Para o

complemento, o investimento previsto é de R$ 2,8 milhões.

Responsáveis: a parte concluída foi feita pela CRC Engenharia. A responsável

pela obra é a Secretaria de Estado da Educação.

Em que pé está: a construção foi paralisada em dezembro de 2012 porque

algumas obras não foram previstas no orçamento pelo Ministério da Educação.

RECONSTRUÇÃO DO TRECHO DE SERRA DE CORUPÁ

Onde: entre Corupá e São Bento do Sul, no km 93.

Início da Obra: o trecho foi interditado dia 8 de junho por causa das chuvas. A

obra começou em regime de urgência no dia 16 de junho.

Entrega: ao poucos, as pistas foram sendo liberadas. A BR-280 foi parcialmente liberada em 30 de junho. E em 2 de julho foi totalmente liberada. Agora, os funcionários fazem os ajustes finais da obra, que deve estar pronta até o fim de fevereiro.

Quanto: a obra pertence ao pacote de reformas que se estende por todo o Planalto Norte, como Mafra e Porto União. O valor total é de R$ 28 milhões – para toda a extensão do trecho, que contempla construção de terceiras faixas e viadutos e sistema de drenagem.

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Responsáveis: a empresa Mafrense. Agora, o DNIT está atualizando o projeto

para licitar a restauração de todo o trecho.

Em que pé está: trecho liberado ao tráfego e em serviços de manutenção.