Em dezembro de 2014, a frota de veículos em circulação em Jaraguá do Sul chegou a 108.076. O aumento de 4,5% em relação a janeiro do mesmo ano ficou dentro da média estadual. Em Santa Catarina, o crescimento do setor durante o ano passado foi de 4,8%,o que corresponde a um total de 4,4 milhões de veículos em circulação no Estado.

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:: Confira como os moradores de Jaraguá do Sul avaliam o trânsito da cidade ::

Para a Prefeitura de Jaraguá do Sul, o aumento contínuo do número de veículos traz desafios para a mobilidade urbana, especialmente no que diz respeito em tornar outros meios de transporte mais interessantes à população.

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– A indústria automobilística é uma das grandes responsáveis pela movimentação da economia nacional. A grande quantidade de montadoras no País, bem como a estabilidade econômica e a facilidade de acesso a crédito para aquisição de veículos, fomentaram o aumento da frota ao longo das últimas duas décadas – diz o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard.

Enquanto a indústria mobiliza-se para conquistar novos consumidores, os governos (estaduais, federais e municipais) não acompanha a evolução no número de veículos. Muitas vezes, o poder público deixa de criar estruturas e priorizar alternativas de deslocamento em massa. Para Benyamin, esse contexto reflete-se em Jaraguá do Sul.

O presidente do Instituto Jourdan explica que a Prefeitura de Jaraguá do Sul tem focado, nos últimos anos, o planejamento da cidade em cima do transporte público coletivo e de outros meios alternativos de deslocamento, como a bicicleta. Mais que uma bandeira local, o trabalho é alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê a inserção de diferentes modais para o uso da população.

Plano Municipal

A contratação de uma empresa para elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana é um dos pontos destacados, já que o documento vai indicar ações futuras para ordenar o trânsito na região, além de investimentos para o melhor funcionamento do tráfego de pedestres, de ciclistas e de motoristas. Em dez meses, o plano deverá ficar pronto.

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Investimentos na malha viária são onerosos

Segundo Benyamin Parham Fard, as características territoriais de Jaraguá do Sul dificultam a expansão viária da cidade, além de tornar obras e investimentos caros.

Apesar disso, Benyamin explica que a Prefeitura tem investido recursos na implantação de vias, assim como recuperação de ruas. Além disso, as obras que devem apostar em outras formas de mobilidade ganham proeminência: a criação de ciclovias e ciclofaixas, assim como de corredores preferenciais para ônibus, são foco de projetos e ações municipais.

No ano passado, uma das principais vias da cidade, a Bernardo Dornbusch, recebeu a divisão preferencial para ônibus.

– A municipalidade não tem atribuição em reduzir a frota de veículos, entretanto está vocacionando toda sua estrutura viária, priorizando as pessoas, as bicicletas, os transportes coletivos e demais modais – explica Benyamin.

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Segundo ele, estudos do próprio Instituto Jourdan indicam que, com as políticas públicas e investimentos, pode haver preferência dos cidadãos por outros meios de transporte a médio e longo prazo, fazendo com que haja uma gradativa redução no número de veículos nas ruas, melhorando o fluxo local.