Está programado para iniciar na segunda-feira, dia 5, o terceiro Exercício de Ajuda Humanitária em Santa Catarina. A iniciativa é do Exército Brasileiro, e desta vez terá como foco as cidades de Indaial e Taió, no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
O objetivo é treinar equipes para casos de catástrofes naturais. Bombeiros, policias, Samu, Marinha e Defesa Civil também estarão envolvidos. A estimativa é preparar mais de 700 pessoas nas ações programadas até quinta-feira, dia 8.
As atividades vão retratar diversas situações, como rompimento de barragem, resgate, construção de ponte móvel, evacuação de escola e entrega de alimentos. Atividades noturnas também irão ocorrer.
A Base de Operações Principal da Força de Ajuda Humanitária será no 23° Batalhão de Infantaria, em Blumenau, com duas Bases Avançadas subordinadas à Central. Estas ficarão em Indaial e Taió.
A previsão de chegada das tropas é segunda-feira, entre 16h30min e 17h. A programação completa de ações, dividida por cidades, ainda não foi divulgada. Segundo o Exército, a ideia é que elas ocorreram de forma paralela e ininterruptamente em diferentes pontos dos dois municípios.
Continua depois da publicidade
Números preliminares
Aeronaves: 1 da Polícia Civil, 1 dos Bombeiros Militares, 2 da Polícia Militar
Samu: 20 profissionais, 2 viaturas, 1 Centro de Triagem e Tratamento
Marinha: 2 botes, 2 viaturas, 4 militares
Exército Brasileiro: 60 viaturas
O Exército Brasileiro participa, em todo o território nacional, de atividades de apoio à população em situações de calamidade. Teve forte atuação nas enchentes do Vale do Itajaí, nos anos de 1983 e 2008, e nos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010.