
O Globo Repórter (Globo/NSC TV) desta sexta-feira vai apresentar o Brasil que vive em paz. Destacará cidades onde a violência é uma realidade distante e outras que conseguiram mobilizar moradores e instituições para conter o avanço do crime. Duas são catarinenses, ambas no Vale do Itajaí: Brusque, que tem a menor taxa de mortes violentas do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, e Dona Emma, onde os moradores ainda vivem com portas e janelas abertas.
Continua depois da publicidade
O programa tem como base o Atlas da Violência de 2018 produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento mostra que 28% dos municípios brasileiros não registraram nenhuma morte violenta em 2016, ano em que o levantamento foi realizado. Cerca de 10 milhões de brasileiros vivem nessas cidades pequenas e médias onde o sossego ainda é a regra.
E a equipe da reportagem da NSC TV vai mostrar como Brusque consegue manter a paz apesar de ter tido um dos maiores crescimentos populacionais do Brasil em uma década. Conforme o programa, um dos segredos é a confiança e o bom relacionamento que os moradores têm com a polícia.
Já Dona Emma é uma daquelas cidadezinhas catarinenses onde todo mundo se conhece, dá bom dia e não faltam emprego e tranquilidade. Por isso, mulheres de cinco gerações da família Silva nem pensam em sair de lá.
Confira no Globo Repórter “Cidades da Paz”, com reportagem de Ricardo von Dorff, imagens de Jean Carlos, Fabiano Souza e Gito Rossi, apoio técnico de Jhonathan Martins e produção de Ana Beatriz Azevedo.
Continua depois da publicidade
