Diversas cidades do Vale do Itajaí amanheceram sob nevoeiro na manhã desta terça-feira. Por causa da densa camada em alguns pontos a visibilidade era baixa. O nevoeiro também impediu a operação de pousos e decolagens no aeroporto de Navegantes e do canal de acesso ao Porto de Itajaí.

Continua depois da publicidade

No litoral, além de Navegantes, Itajaí também registrou o fenômeno relacionado à condição das águas do oceano, chamada de nevoeiro marítimo, aponta o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski.

– Provavelmente uma corrente de água mais fria que passa pela região, atrelado a uma condição de umidade mais elevada causou o fenômeno. O ar não consegue absorver e forma essas gotículas de água que é o nevoeiro, avançando um pouco para o continente – explica.

Canal Porto de Itajaí
Canal de acesso ao Porto de Itajaí continua fechado (Foto: Luiz Carlos Souza / NSC TV)

Quem acordou cedinho em Blumenau e Indaial também presenciou o céu fechado, que reduziu a visibilidade, algo comum em condições de nevoeiro. Puchalski explica que no Vale a causa é diferente que a do litoral. A temperatura diminui durante a noite e a umidade relativa do ar é elevada, que com o resfriamento absorve pouca umidade.

– Nada mais que uma nuvem muito próxima ao solo, que começa a se dissipar à medida que a temperatura vai subindo. Os primeiros raios solares aquecem o solo e depois o ar, aumentando a capacidade de absorção de umidade pelo ar, se transformando em vapor – conta.

Continua depois da publicidade

O meteorologista explica que os nevoeiros possuem uma série de possibilidades de formações. Inclusive a questão do relevo pode contribuir para o fenômeno, que é diferente da neblina, que é quando a visibilidade é superior a um quilômetro.

– No inverno não é muito comum acontecer nevoeiro, essa condição é mais propícia no outono e primavera. Mas o amanhecer com temperaturas mais amenas no inverno contribuem para a formação de nevoeiro nesta estação – diz.

A condição pra ocorrência de nevoeiro deve prosseguir nesta quarta-feira, segundo o AlertaBlu. A meteorologista do sistema, Taciana Weber, aponta que o declínio da temperatura na madrugada, aliado a umidade do ar pode favorecer a ocorrência do fenômeno.

Nevoeiro
Nevoeiro na Avenida Beira Rio, em Blumenau (Foto: Adriano Lins / Jornal de Santa Catarina)