É verão e tradicionalmente a época é a mais movimentada nas cidades do Litoral catarinense. As secretarias de turismos das cidades que integram o consórcio Costa Verde & Mar, que vai de Balneário Piçarras a Bombinhas, apontam individualmente um crescimento de turistas em torno de 20% no período de Natal e pós-Réveillon, em relação ao mesmo período da temporada passada. Nesta época do ano, a região atrai em torno de um milhão de turistas, conforme estimativa do consórcio.
Continua depois da publicidade
Com o aumento de pessoas visitando o Litoral, duas festas no Vale do Itajaí se destacam como opções para quem quer curtir a estada além do mar e da praia. A Festa Pomerana, em Pomerode, e a Sommerfest, em Blumenau, abrem as portas ao público na próxima semana e apostam nas tradições germânicas, gastronomia, música e no chope gelado para atrair os turistas e incrementar a economia da região.
Criada em 1984 para comemorar a emancipação de Pomerode, a Festa Pomerana dá início à 36ª edição na quarta-feira, dia 9, valorizando as características da cultura brasileira de origem alemã. Atrair os veranistas que estão no Litoral também é uma das missões da festa.
– Há anos que divulgamos a festa no Litoral de Santa Catarina. É uma forma de oportunizar aos turistas conhecerem as festas que valorizam a cultura germânica, fora do período de outubro. Um movimento articulado desde a primeira edição, pensando em atrair um público maior e divulgar a cultura e a região como um todo – diz Ivone Lemke, diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode.
Ela destaca que o turismo cultural e de experiência está em alta e que este corredor turístico em que Pomerode e Blumenau estão inseridos desde o Litoral favorece a vinda de visitantes.
Continua depois da publicidade
– Estamos otimistas. A estimativa é de recebermos muitos turistas – aponta.
Apaixonados por culinária alemã e cerveja, a família de São Paulo, Carla de Oliveira, o namorado Zildo Bueno Filho e a filha dela, Nicole Oliveira, visitam o Litoral catarinense e antes de retornar para casa, vieram até Blumenau e se encantaram com a cidade.
– Ficamos hospedados em Florianópolis, Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú e Itajaí e aproveitamos para dar uma passada em Blumenau, conhecer a cidade e levar alguns produtos e cervejas. Visitamos o Museu da Cerveja, vimos alguns vídeos das festas daqui e ficamos encantados com tudo – conta Carla.
Sommerfest com mudanças este ano
Em Blumenau, janeiro também é um período reservado para receber turistas. Desde 2007, o primeiro mês do ano é tempo de chope para refrescar o calor e de alegria no Parque Vila Germânica, que ainda passa pela transição da decoração natalina do Magia do Natal.
A 13ª edição da Sommerfest, popularmente chamada de Oktoberfest de Verão, traz oito noites de programação e neste ano será às sextas-feiras e sábados, e não mais quintas e sextas-feiras, como anteriormente. Uma alteração que foi promovida para aumentar o público e, consequentemente, o turista que está na região, aponta Luiz Koerich, diretor de eventos do Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
– Todas as inovações foram pensadas para aumentar o público, que tem estagnado entre 32 e 34 mil pessoas nas últimas edições. Antes da mudança, inclusive, fizemos uma reunião com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) e representantes de hotéis. A ideia foi bem recebida e todos acreditam que o público para a festa e hóspedes deve aumentar – conta Koerich.
O diretor destaca que a Sommerfest, além do turista, visa proporcionar uma opção de entretenimento para os blumenauenses que estão na cidade. Esta edição apresenta novidades para todos os gostos e estilos, tornando a festa musicalmente eclética.
– Sem deixar de lado o rótulo de Oktoberfest de Verão, vamos proporcionar ao público além das tradicionais bandinhas com música alemã no Setor 1 da Vila Germânica, atrações de outros estilos musicais, como sertanejo, pop e rock no pavilhão Eisenbahn Biergarten – explica Koerich.
Os tradicionais desfiles que reúnem multidões na Rua XV de Novembro também estarão presentes na Sommerfest. Serão dois eventos para mostrar aos turistas um pouco do que é visto na Oktoberfest de Blumenau, mas com as atrações desfilando pela Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
– Faremos esses desfiles com uma proporção menor do que é feito em outubro, mas com os mesmos elementos que promovem a cultura da nossa cidade. Desta forma, o turista que não tem a oportunidade de vir na Oktober, poderá sentir um pouco o clima da festa e quem sabe até ficar com mais vontade de retornar – pondera Koerich sobre os desfiles.