Todo ser humano enaltece o torrão natal. Trata-se de um sentimento espontâneo, que não há como deixar de colocá- lo em evidência. Com este modo de pensar, fica bem mais fácil e encorajador dizer que Rio do Sul é um dos municípios de Santa Catarina onde vale a pena viver. Justifica-se, pois, dizer que aqui o povo é hospitaleiro e trabalhador, o que colabora em muito para que o progresso seja um dos principais distintivos. Como em todos os outros lugares, é claro que há problemas e obstáculos a transpor, exigindo que povo e governo adotem o lema, “a união faz a força”. Sim, porque ninguém é autossuficiente e também porque toda obra deve ser continuamente aperfeiçoada, não se podendo nunca considerá-la totalmente acabada.

Continua depois da publicidade

Rio do Sul é conhecida como a Capital do Alto Vale do Itajaí, sem que isso demonstre qualquer tipo de presunção, haja vista a troca de conhecimentos e experiências com os demais municípios que compõem a região, visando mútuo crescimento. A indústria, o comércio, a agricultura e os pontos turísticos acolhem a todos que aqui buscam se instalar, almejando o sucesso e a amizade desta gente de múltiplas tradições e origens. Ao mesmo tempo que não se pode deixar de mencionar o trabalho das diversas administrações desde que Rio do Sul iniciou a própria caminhada. Também não é possível esquecer o pioneirismo dos desbravadores, com destaque para Francisco Frankemberger, o primeiro imigrante alemão; Basílio Corrêa de Negredo, o balseiro e o engenheiro Emil Odebrecht. A eles cabe uma lápide dourada pela bravura e pelo espírito empreendedor em meio a toda sorte de dificuldades da época.

Garibaldi Ayroso

prefeito

– O desenvolvimento da cidade é resultado da dedicação de um povo honesto e trabalhador.

Continua depois da publicidade

SAIBA MAIS

População: 62.658 habitantes

Localização: Alto Vale do Itajaí, a 97 quilômetros de Blumenau

Área: 258,4 quilômetros quadrados

Emancipação: 10/10/1930

Características: abriga a nascente do Rio Itajaí-Açu, encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste

Atrativos: destaca-se na área industrial, com foco nos setores metalmecânico, eletrônico e vestuário

Pontos turísticos: um dos cartões postais é a Ponte dos Arcos, construída em 1930. A Kegelfest, Festa Nacional do Bolão, foi realizada pela primeira vez em 1990, e até hoje atrai turistas em outubro. A Cachoeira da Magia, com 35 metros de altura, permite a prática de rapel, pêndulo e tirolesa.

Particularidades: é conhecida como Capital Catarinense do Jeans e Capital Catarinense dos Esportes Radicais Curiosidades: antes de se chamar Rio do Sul, atendia por Bella Alliança