Nos anos 60, Valdir Dutra foi porteiro, bilheteiro e lanterninha de cinema (aquele que indicava com a lanterna, onde havia lugar disponível depois que a sessão iniciava). Sua grande paixão nos Cines Ritz e Jalisco eram os filmes de Bang Bang. Um dia recebeu o convite para ser Auxiliar de serviços gerais no Teatro Álvaro de Carvalho e ao se aproximar das primeiras apresentações teatrais, percebeu o que realmente queria fazer. Despertou o interesse pelo teatro e no dia 14 de janeiro de 1977 resolveu fundar um grupo teatral e seguir o próprio caminho com suas apresentações quase sempre voltadas para o público infantil. O primeiro espetáculo apresentado fora de Florianópolis foi em 1978 no Teatro Carlos Gomes em Blumenau – O Ratinho Sabido. Sofreu um enorme prejuízo, mas não desanimou. Decidiu então iniciar a montagem de clássicos infantis e a partir dos Três Porquinhos e o Lobo Mau, passou por quase todo o repertório infanto-juvenil conhecido. Mais de um milhão de pessoas já assistiram seus espetáculos ao longo destes anos e sua companhia é composta por pessoas próximas ou da família. Além dos profissionais que ele ajudou a formar e que estão ao seu lado ainda hoje, conta com sua esposa Neusa Dutra cuidando do figurino, o filho Adriano Dutra seu braço direito, a filha Angelita e os netos, Wendy, Eduardo e Jessica. Talvez esteja ai o verdadeiro sucesso deste grupo – a união da família. Valdir Dutra afirma que montar espetáculos e apresentá-los são a realização de um sonho que se tornou realidade em sua vida. Nesta quinta feira, dia 30 de janeiro Valdir Dutra completa 74 anos de idade e 50 anos de Teatro.

Continua depois da publicidade

A Casan responde

Sobre a solicitação do leitor Vargas, morador da Rua João Sandin no Bairro Ipiranga, para o conserto de um vazamento que corria pela rua desde sexta feira da semana passada, recebo de Arley Reis, da Gerência de Comunicação Social da Casan a informação de que naquela mesma tarde uma equipe foi deslocada para o local e procedeu o devido reparo. Nossos agradecimentos.

Dúvidas com o IPTU?

Continua depois da publicidade

A partir do dia 3 de fevereiro, todas as unidades do Pró-Cidadão de Florianópolis, terão um setor específico para esclarecer os contribuintes sobre o reajuste do IPTU. Além do Centro, servidores treinados estarão disponíveis na Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Coloninha (Estreito), Ingleses e Rio Tavares. Quanto à capacidade de contestação, penso que os contribuintes terão que buscar outro tipo de apoio (jurídico), pois dificilmente os servidores treinados estarão preparados para olhar o reajuste sob o ponto de vista de quem foi reclamar (lógico)…

O novo IPTU e o Princípio da Razoabilidade

Sobre o aumento do IPTU, um experiente Desembargador (ex-integrante do mais alto escalão do TJSC), me disse que o principal argumento a ser tomado para questionar os aumentos da nova Planta é o princípio da razoabilidade. Fui ao dicionário jurídico e encontrei: “O princípio da razoabilidade é uma diretriz de senso comum, ou mais exatamente, de bom-senso, aplicada ao Direito. Esse bom-senso jurídico se faz necessário à medida que as exigências formais que decorrem do princípio da legalidade tendem a reforçar mais o texto das normas, a palavra da lei, que o seu espírito. Enuncia-se com este princípio que a Administração, ao atuar no exercício de discrição, terá de obedecer a critérios aceitáveis do ponto de vista racional, em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas e respeitosas das finalidades que presidiram a outorga da competência exercida”. Para nós, leigos, não é muito simples entender, mas o correto é que o aumento deveria ser ao menos – razoável…