Em carta aberta publicada no site da Fifa, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, confirmou a presença do craque francês Zinedine Zidane no sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2014. O evento está marcado para 6 de dezembro, no Resort Costa do Sauípe, na Bahia.

Continua depois da publicidade

Em dezembro do ano passado, Zidane esteve em Porto Alegre na 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, na Arena do Grêmio.

Além do francês, campeão em 1998, outros sete jogadores que ganharam títulos mundiais participarão da festa representando os oito países que já conquistaram o título: Cafu (Brasil), Kempes (Argentina), Ghigggia (Uruguai), Fabio Cannavaro (Itália), Geoff Hurst (Inglaterra), Matthäus (Alemanha) e Hierro (Espanha). Segundo Valcke, mais de R$ 20 milhões estão sendo investidos no evento, que terá transmissão por TV para o mundo inteiro.

– A exposição midiática proporcionada pelo evento é uma oportunidade única para promover o país anfitrião. A sede do último sorteio de grupos da Copa, a Cidade do Cabo, recebeu um aporte de nada menos que US$ 6,1 milhões relativos à cobertura da imprensa ao longo de um período de sete dias em 2009, além de ampla exposição internacional, com centenas de milhões de espectadores ligados em seus aparelhos de televisão ao redor do mundo – escreveu o dirigente, que também agradeceu ao Real Madrid pela liberação de Zidane (o ex-meia é auxiliar-técnico no clube atualmente) .

– O gesto do Real Madrid de liberá-lo para participar do evento ilustra exatamente o espírito de que precisamos para celebrar o futebol e a Copa do Mundo da Fifa. Ele é a prova de como o futebol, a Copa do Mundo da Fifa e os mais variados campeonatos criam laços entre jogadores, torcedores e países anfitriões em todos os continentes ao longo do tempo – enalteceu Valcke.

Continua depois da publicidade