Se você deixou para decidir na última hora viajar ou não no feriado de Páscoa, ainda tem chance de encontrar hospedagem em Santa Catarina. Os hotéis estão com ocupação alta, afirmam as entidades do trade turístico, mas ainda há algumas vagas e há projeção de aumento nas reservas a partir desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Blog do Puchalski: leia tudo sobre o tempo no Estado

Serviço: o que abre e o que fecha na páscoa em SC

As opções são as mais variadas: vão de aproveitar um resquício da estação passada, o verão, neste início de outono ou, para quem gosta de frio, comemorar na altitude da Serra catarinense o início da queda nas temperaturas.

Continua depois da publicidade

– Sou do setor de hotelaria e sei que ainda há vagas. A mentalidade de que há uma crise está afetando o setor do turismo. Mas ela ainda não chegou aqui no Sul do país – diz Margot Rosembrock, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina.

Mas fica o alerta: antes de se atirar na viagem, como deixou tudo para a última hora, tem que checar a disponibilidade de vagas para ir com pelo menos algo garantido no destino escolhido. É melhor se prevenir para não acabar em uma peregrinação em busca de um local para dormir e transformar o feriado em uma “furada” em família. Segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, até para campings é preciso ligar antes e confirmar a disponibilidade.

A TEMPORADA DOS URUGUAIOS

No vizinho Uruguai, coincide com a Semana Santa uma outra tradição, a Semana do Turismo – em que há folga no trabalho e nas escolas para incentivar viagens. Desde domingo, eles estão chegando ao Estado.

Continua depois da publicidade

A expectativa da Santur é de que aproximadamente 50 mil uruguaios estejam em Santa Catarina. O destino preferido deles é o Litoral. A maior parte se concentra entre Florianópolis – em especial, nas praias do Norte da Ilha – e Balneário Camboriú.

Ainda não há números, mas a Santur acredita que a movimentação seja superior à do ano passado.