Aos 22 anos, Vinícius Júnior é uma das maiores promessas da geração na Seleção Brasileira. Apesar de ainda não ter embalado no time nacional, o jovem atacante é uma das principais referências no maior clube do mundo, o Real Madrid, e espera refletir o ótimo momento na Copa do Mundo no Catar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Nascido em São Gonçalo (RJ), a primeira equipe de Vini Jr. foi o Flamengo, onde fez todo o caminho da base para o profissional. Com 16 anos e 10 meses ele estreou no Brasileirão e logo depois do segundo jogo na equipe principal o Real Madrid já tinha pagado a multa contratual dele.
Como na Espanha não é permitido o registro de jogadores estrangeiros menores de idade, Vini ficou no Flamengo até completar 18 anos, em 2018. No Rubro-Negro foram 69 partidas com 14 gols marcados.
Apesar da gigantesca expectativa, Vinícius Júnior demorou para engrenar no Real Madrid. Assim começaram os abutres, esperando qualquer passe ou finalização errada para criticar o jovem – incluindo muitos brasileiros que, por algum motivo, torcem contra nossos melhores jogadores.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o ponta-esquerda manteve o foco e treinou para melhorar, sobretudo a finalização.
O trabalho duro rendeu resultado. Vinícius Jr. fez da temporada 2021/22 a melhor da carreira até agora. Foram 52 jogos, 22 gols, 20 assistências e três títulos, incluindo a Liga dos Campeões, onde fez o único gol do Real Madrid na final contra o Liverpool.
Este desempenho o colocou em oitavo lugar na lista de melhores jogadores da temporada, para a revista France Football.
Com apenas 22 anos, Vinícius Júnior é o principal astro da geração e está mais do que pronto para fazer história na primeira – esperamos que de muitas – Copa do Mundo na carreira.
FICHA TÉCNICA
- Nome completo: Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior
- Data de nascimento: 12/07/2000
- Local de nascimento: São Gonçalo (RJ)
- Posição: Atacante
- Clube: Real Madrid (ESP)
- Estreia na Seleção: 09 de setembro de 2019, em jogo amistoso (Brasil 0 x 1 Peru)
Continua depois da publicidade
Leia também
Richarlison está pronto para mais uma conquista com a Seleção Brasileira
Em alta na Seleção, Raphinha “leva” Avaí para a Copa e tem a confiança de Tite