O candidato a presidente da República Fernando Haddad (PT) votou às 9h50min deste domingo, 7, na Brazilian International School, uma escola particular bilíngue no bairro Moema, na Zona Sul de São Paulo. Ele entrou na seção acompanhado da esposa, Ana Estela Haddad. A chegada à 10ª sessão eleitoral da zona 258, onde votam 335 eleitores, foi tranquila e ele não precisou enfrentar filas. Haddad cumprimentou mesários e votou em pouco mais de um minuto.

Continua depois da publicidade

A saída, porém, foi mais tumultuada. Enquanto jornalistas se apertavam para ouvir a rápida coletiva do candidato em frente à escola, alguns moradores de um prédio vizinho bateram panelas na sacada. Gritos de outros candidatos também foram ouvidos. O grupo de militantes do PT que acompanhava Haddad prontamente respondeu do meio da rua aos moradores.

Alheio à discussão, o petista falou rapidamente sobre a votação deste domingo. Pregou respeito aos candidatos do primeiro turno, em especial os que trabalharam com ele durante o governo Lula, citando nominalmente Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB), mas disse que o momento exige apoio para além das estruturas partidárias.

— O segundo turno vai ser uma oportunidade de o eleitor comparar os dois projetos — pontuou, antes de deixar o local em um carro com seguranças.

Mais cedo, Haddad começou o dia com um café no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, que fica a cerca de 25 quilômetros do local de votação. O candidato mora perto da escola em que votou na manhã deste domingo, mas vai acompanhar o fim da apuração e o resultado em um hotel no bairro Paraíso, na zona centro-sul, onde também deve dar entrevista coletiva.

Continua depois da publicidade

Nas pesquisas divulgadas na noite de sábado, Fernando Haddad aparece como segundo colocado. Tanto no levantamento do instituto Datafolha quanto do Ibope ele aparece com 25% das intenções de voto válidos, atrás apenas de Jair Bolsonaro (PSL), que tem 40% no Datafolha e 41% no Ibope. Nestes dois cenários os dois candidatos disputariam o segundo turno.

Leia mais notícias das Eleições 2018