Os planos para férias tranquilas devem incluir mais que passagens, acomodações e roteiros turísticos. Nesse período em que muitas famílias costumam viajar, a segurança da residência não pode ser deixada de lado.
Continua depois da publicidade
Mesmo com a redução da criminalidade em Santa Catarina de 2017 para 2018, conforme aponta a Secretaria de Segurança Pública do estado, proprietários de casas e apartamentos ainda têm sérios motivos para se preocupar.
Na contramão de outros crimes, o número de furtos a residências cresceu em grandes cidades catarinenses como Blumenau, com alta de 33% no período, segundo dados da Polícia Militar. Até mesmo o sossego do Ribeirão da Ilha e do Canto da Lagoa, localidades pacatas de Florianópolis, tem sido ameaçado por casos cada vez mais frequentes de invasão domiciliar.
Alguns cuidados então são essenciais para se reduzir riscos e viajar com mais tranquilidade. Veja a seguir as dicas para deixar sua residência em segurança durante as férias.
Continua depois da publicidade
Antes de viajar
1. Avise alguém de confiança
Se possível, deixe em sigilo um vizinho ou outra pessoa próxima de sobreaviso. Em caso de movimentação suspeita pela área, esse contato poderá chamar diretamente a polícia e manter você a par da situação.
2. Contrate uma empresa especializada
Muitas vezes não há alguém de confiança por perto e, mesmo quando há, essa pessoa não consegue manter a vigilância do imóvel 24 horas por dia. Uma empresa de segurança qualificada e com ampla frota é capaz de atender com rapidez ao menor sinal de emergência.
3. Faça uma análise de risco
Ao contratar uma empresa de segurança, você pode contar também com o serviço de análise de risco do imóvel feita por especialistas. Por meio dela são identificados os pontos mais suscetíveis à invasão e é elaborada a estratégia de proteção da propriedade.
4. Deixe as correspondências fora da vista
Contas, revistas e jornais acumulados são um forte indício de ausência dos moradores. Solicite a um vizinho ou conhecido que recolha a correspondência de tempos em tempos, ou peça a suspensão momentânea de envios ao seu endereço.
Continua depois da publicidade
5. Guarde dinheiro e joias no banco
Proteção e precaução formam dois lados da mesma moeda. Quando assunto são objetos de valor, a Polícia Civil também recomenda que eles sejam mantidos no banco durante sua viagem, para maior segurança.
Tecnologia e segurança residencial
6. Evite postar fotos da viagem
A tecnologia pode aumentar a segurança, mas é preciso ter alguns cuidados. Evite comunicar publicamente nas redes sociais a respeito da sua viagem e postar fotos durante as férias. Deixe para compartilhar tudo quando regressar ou mantenha seu perfil privado enquanto está fora de casa.
7. Desligue a campainha ou o interfone
Um método utilizado por criminosos para descobrir se a residência está vazia é testar a campainha em diferentes horários. Desligando-a, torna-se mais difícil para eles confirmarem a informação.
8. Use temporizadores de luz
Em vez de deixar as lâmpadas acesas o tempo todo, use temporizadores para restringir a iluminação às horas da noite. Luzes ligadas de dia têm o efeito contrário ao desejado: indicam que não há movimentação na residência.
Continua depois da publicidade
9. Instale alarmes de segurança
A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) estima que apenas 15% dos lares brasileiros possuam segurança eletrônica. Logo, a maioria dos proprietários ficaria surpresa com a evolução das tecnologias no setor. Empresas líderes no segmento já oferecem inclusive aplicativos para monitorar a segurança da residência via tablets e smartphones em tempo real.
10. Escolha câmeras inteligentes de monitoramento
Uma nova geração de dispositivos de monitoramento está disponível no mercado. O armazenamento limitado e local de vídeos deu lugar ao controle ao vivo das câmeras pela web. Você pode ficar de olho na residência via computador, tablet e celular de qualquer lugar do mundo.
No dia da partida e na volta
11. Feche os registros de gás e água
Além dos furtos, é possível evitar outras surpresas desagradáveis. O simples ato de fechar os registros de gás e água já previnem alguns acidentes domésticos enquanto a família está fora.
12. Tire da tomada tudo o que não for indispensável
Geladeira, congelador, equipamentos de segurança e temporizadores de iluminação podem ficar ligados durante sua ausência. Os demais eletrônicos e eletrodomésticos é melhor desconectar para protegê-los em caso de sobrecarga elétrica.
Continua depois da publicidade
13. Verifique se portas e janelas estão bem trancadas
Por mais que você precise sair às pressas, uma última checagem em todas as janelas e portas lhe dará mais tranquilidade para viajar. Até as frestas para passagem de animais de estimação podem servir de estímulo à ação de ladrões. O recomendado é deixar os pets aos cuidados de alguém próximo ou de cuidadores profissionais.
14. Deixe o cadeado do portão para o lado de dentro
Esse é um detalhe trivial na vida dos moradores, mas representa outro sinal da presença da família. Quando o cadeado permanece para o lado de fora do portão por muito tempo isso quer dizer que houve saída de pessoas e ninguém voltou. Portanto, vire-o para dentro ao sair.
15. Preste atenção a sinais de arrombamento na volta
Assim que voltar para o lar, observe atentamente as trancas de portas e janelas. Se perceber qualquer suspeita de invasão, saia do local e informe a polícia imediatamente.
Investir em segurança é ganhar em tranquilidade
Muito além das férias, um serviço de segurança de alto nível traz mais tranquilidade para sua família o ano inteiro. Análise de risco, frota com resposta rápida e tecnologias de monitoramento acessíveis em dispositivos móveis são diferenciais na hora de escolher uma empresa para proteger sua residência.
Continua depois da publicidade
Presente nesse setor há 33 anos com competência e seriedade, o Grupo Khronos é especializado em soluções de vigilância, proporcionando dias mais tranquilos para seus mais de 30.000 clientes. Confira no site mais informações para deixar seu lar seguro de janeiro a janeiro.
Conteúdo patrocinado por Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content