Com as temperaturas mais elevadas durante a temporada de verão, o corpo tende a suar ainda mais durante a prática de atividades físicas. Quem pratica esportes de intensidade moderada a alta precisa prestar mais atenção na quantidade de água ingerida – a taxa de transpiração aumenta na comparação entre uma leve caminhada no inverno ou uma corrida e até um treino de muay thai em uma manhã de 33 graus.
Continua depois da publicidade
Manter o corpo hidratado é essencial, com ou sem a prática de exercícios físicos, para que o organismo funcione de forma adequada. Mas quem treina com maior frequência e intensidade precisa repor essa quantidade, pois além de água o corpo perde outros nutrientes, entre eles o sódio, potássio, magnésio e zinco, componentes essenciais para os fluidos corporais e que auxiliam na distribuição de água pelo corpo. Quando há mudanças ou um desequilíbrio desses eletrólitos, o corpo pode sofrer com problemas em regular a temperatura.
Dependendo da intensidade do exercício, a taxa de transpiração pode ficar entre 1 e 2 litros por hora. Durante a atividade, os músculos tornam o corpo mais quente e o corpo promove a dissipação desse calor por meio do suor, para que a temperatura fique ideal ao funcionamento e circulação. O ideal é beber água antes, durante e após a atividade física.
Uma hidratação adequada auxilia atletas e praticantes de exercícios na conquista de um bom rendimento. Além disso, o consumo adequado traz benefícios para a pele, evitando problemas como celulite e ressecamento, e para o cérebro, órgão formado por 75% de água e que requer hidratação, pois a falta pode causar dor de cabeça, falta de atenção e outros sintomas.
A água é fundamental para conduzir nutrientes para as células, auxiliando na absorção de nutrientes e oxigênio. Para o sistema digestivo, a hidratação auxilia no bom funcionamento do trato intestinal e eliminação das fezes sem constipação. Ainda, a fluidez da circulação é facilitada com um sangue menos espesso, ajudando na pressão arterial e frequência cardíaca adequada.
Continua depois da publicidade
Na falta da hidratação adequada, o corpo pode ter reações como náusea, dor de cabeça, tontura, confusão mental e falta de ar, além da sede. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) durante o treino, a orientação é ingerir de 125 a 500 ml de líquido a cada 15 minutos, para evitar a queda do desempenho, levando em consideração que a desidratação pode prejudicar a atenção, a concentração, a velocidade, e as habilidades motoras. A desidratação ocorre quando o corpo perde mais água do que ingere, com diminuição dos níveis também de sais minerais e líquidos orgânicos.
Para adultos, a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, mas os valores dependem do peso e das atividades realizadas, incluindo a atividade física.
Água mineral leve para hidratação mais eficaz
Para uma hidratação mais eficaz, a Água Mineral Santa Rita é uma água mineral natural de excelente composição química, sendo uma água leve em minerais como o sódio. Uma água mineral leve como a Água Santa Rita auxilia a manter o corpo mais hidratado e auxilia a evitar doenças, pois o excesso de minerais como cálcio e sódio contribuem, por exemplo, para a formação de cálculos nos rins.
A Água Mineral Santa Rita é uma água mineralizada de forma natural pelo contato com as rochas subterrâneas, e como o local da fonte apresenta baixa concentração de minerais, a Água Santa Rita é uma água mineral de excelente composição química, por ter uma composição leve, com baixa concentração de minerais como o sódio.
Continua depois da publicidade
Chai Oliveira, coordenadora digital da companhia, conta que o produto tem sua fonte em Santa Catarina, na Região de Rancho Queimado.
– A Água Mineral Santa Rita é uma água mineral de fonte surgente localizada na região de Rancho Queimado na Grande Florianópolis. Por ser de fonte surgente, a Água Mineral Santa Rita é levada à superfície pela própria natureza, ou seja, a água brota naturalmente no local de surgência. Assim foi na região de Rancho Queimado que a Água Mineral Santa Rita escolheu nascer, em um lugar protegido e cercado pela Mata Atlântica – detalha.
A composição química desse tipo de produto possui variação na quantidade dos minerais, como sódio, que oscila muito entre as marcas de água mineral. Essa variação ocorre porque os minerais presentes na água sofrem influência da região onde está localizada a fonte, que são reflexo do tipo de solo e do contato que a água teve com as rochas ao longo dos anos.
– E é exatamente na composição que a Água Mineral Santa Rita se diferencia, uma vez que é uma água mineral leve, com baixa concentração de minerais como o sódio. Cada litro de Água Mineral Santa Rita tem apenas 2,7 mg de sódio, um dos menores índices do Brasil. Em algumas marcas esse valor chega a 100 mg, por isso fique atento aos rótulos e prefira o consumo de uma água mineral com baixa concentração de minerais – completa.
Continua depois da publicidade
É possível adquirir a água mineral pela loja virtual da Água Santa Rita, com entrega em até dois dias úteis na Grande Florianópolis.
Para se hidratar melhor e repor nutrientes durante a prática de exercícios físicos, escolhe a água mineral Santa Rita.
Leia também
Santa Catarina: A cada três carros premium vendidos, um é BMW