A eleição do novo prefeito de Criciúma está tomando corpo e alianças imprevisíveis e totalmente novas no processo político do Sul. O ex-deputado Clésio Salvaro (PSDB) não abre mão da candidatura e já fala em chapa pura tendo como vice a deputada Giovânia de Sá. O PMDB de Eduardo Moreira fechou mesmo acordo com o PP do prefeito Márcio Búrigo, que deve ter Acélio Casagrande de vice. Só falta oficializar.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as publicações de Moacir Pereira
Leia as outras notas de Moacir Pereira da edição do DC desta terça-feira:
Auditoria
Diretoria da Celesc Distribuidora decidiu contratar uma auditoria para fazer avaliação sobre os investimentos realizados pela Fundação Celos. A decisão foi tomada depois que os conselheiros que representam a estatal na fundação fizeram uma exposição sobre dúvidas e questionamentos referentes aos investimentos realizados nos últimos meses. A Celos teve um rombo em 2015 de R$ 317 milhões.
Continua depois da publicidade
Os lances
O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, continua comandando costuras e alianças em vários municípios visando disputas nas eleições de outubro. Esteve ontem em Criciúma, onde o PSD deve apoiar a candidatura do deputado Cleiton Salvaro (PSB), indicando Tati Teixeira (PSD) de vice. Em Florianópolis fechou acordo com o presidente do PR, Jorginho Mello, para formalizar coligação e apoio a Angela Amin (PP).
Presos soltos
Será mesmo que a Secretaria de Justiça não tem uma solução para a superlotação do presídio de São Francisco do Sul? Será que a decisão da Justiça de mandar liberar os presos é única alternativa para a sociedade? O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, tem razão quando avalia as consequências desastrosas para a segurança pública com esta decisão.
Pedágio
Mudança urgente nos critérios de cobrança de pedágio na BR-101 está sendo defendida pela Federação das Indústrias. A Câmara de Transporte e Logística justifica: apenas 16% dos carros que transitam pela BR-101 pagam pedágio pela sistemática atual. Circulam pela rodovia um milhão de veículos por dia e apenas 160 mil são pedagiados. Pela nova fórmula, o pedágio seria cobrado por quilômetro rodado. Reduziria o valor da tarifa, elevaria a receita e melhoraria a manutenção da estrada.
Condecoração
Empresário Luciano Hang, fundador e presidente da Havan, recebe hoje, às 16h, a Comenda do Mérito Empresarial da Câmara Municipal de Brusque. É a homenagem do Legislativo local pela passagem dos 30 anos de fundação do grupo Havan, a maior rede de varejo do Brasil. Na ocasião, o delegado Alex Bonfi Reis receberá a Comenda do Mérito Profissional.
Continua depois da publicidade
Prisão decretada
A juíza Leila Mara da Silva, da Vara Criminal de Indaial, decretou a prisão preventiva do motorista Geovani dos Santos Machado que causou a morte de um jovem casal em Indaial na semana passada. Segundo relato da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, o motorista estava visivelmente embriagado, exaltado e agressivo. A magistrada havia liberado o motorista, sem fiança, mas agora atendeu novo pedido do Ministério Público.
Premiação
Reunião da diretoria da Celesc teve registro positivo, que vem sendo comemorado. A empresa conquistou o 5º lugar no Prêmio Abradee – Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica. Isto não ocorria desde 2007. A Celesc competiu com 63 distribuidoras, incluindo as privadas, e ficou na segunda posição na região Sul, terceira em desempenho, quarta na avaliação do cliente e segunda em responsabilidade social.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense