Levo um copo ou taça de casa, ou uso o que é entregue na entrada do Festival? Qual o melhor horário para chegar? Começo por cervejas mais extremas, ou vou evoluindo ao longo do dia? Quanto devo tomar de cada cerveja?
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas que planejam ir a um festival de cervejas podem ter dúvidas como essas antes de aproveitar ainda mais o evento que traz quase 100 cervejarias e mais de 1 mil rótulos a Blumenau. Por isso, o Santa ouviu dois especialistas que dão dicas de como curtir ainda mais o Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de quarta-feira (11) a sábado (14) na cidade.
O cervejeiro e sommelier Douglas Merlo, por exemplo, diz que uma das formas de aproveitar ainda mais o Festival é fazendo uma breve pesquisa sobre as cervejarias participantes. Saber o que algumas levarão é uma forma de decidir previamente rótulos que quer experimentar. Isso faz com que você não fique “perdido” ao entrar nos setores do Parque Vila Germânica e se deparar com 100 estandes à frente.
Já a jornalista, chef, sommelier e comunicadora da Atlântida FM Blumenau, Larissa Guerra, destaca que uma das formas de curtir é não exagerando na quantidade. Apenas 100ml por rótulo é suficiente para você experimentar ainda mais estilos em meio a tantas opções que o Festival oferece.
Isso sem esquecer, claro, da hidratação. Confira mais abaixo.
Continua depois da publicidade
As dicas de Douglas Merlo:

1) Levar o próprio copo de vidro ou cristal sem dúvidas aumenta a experiência sensorial durante o evento. Meu conselho é levar um copo "universal”. Um copo de vinho branco ou um que tenha uma forma parecida serve muito bem.
2) Ter uma ideia de quais cervejarias vão participar do festival é muito fundamental para não ficar circulando sem orientação entre os estandes. Felizmente não é raro encontrar cervejas diferentes ou inusitadas sendo lançadas em festivais, então para não perder tempo ou ficar sabendo muito tarde, faça uma pesquisa sobre as cervejarias que vão estar presentes no festival.
3) Uma outra sugestão que posso dar é de concentrar as degustações em "temas" particulares: por exemplo dar preferência para produtores que não sejam conhecidos, dedicar-se a um estilo em específico, degustar tipologias menos difundidas e conhecidas (aumentando o nosso conhecimento sobre tipos de cerveja). Essa é uma estratégia que gosto muito de seguir, sendo um caçador de cervejas por natureza e profissão.
4) Estar em meio à multidão pode ser agradável e envolvente, mas se o objetivo é de degustar com calma e talvez bater um papo com o cervejeiro, então é evidente que a confusão pode ser um grande inimigo. O importante é escolher os horários e dias mais tranquilos. Na minha opinião durante a semana e nas duas ou três primeiras horas de festival é o mais indicado.
Continua depois da publicidade
5) Conheçam os seus próprios limites. Aqui, claramente, falamos de limites físicos, que entram inevitavelmente junto com a situação de festivais cervejeiros. Aqui me refiro não somente o álcool (que continua o fator fundamental), mas também outros aspectos que não podemos esquecer: o calor, o sol, a necessidade de estar em pé por horas e em contato com as pessoas.
6) Participar de um festival cervejeiro sem trocar algumas palavras com os produtores é como ter participado do festival pela metade. Não precisa martelar o cervejeiro com perguntas. Às vezes pedir informações sobre uma determinada cerveja — como ela nasceu, por exemplo — pode identificar a história e o caráter das pessoas que participaram da ideia. É uma forma de tornar o relacionamento de produtor/consumidor menos formal, e talvez conseguir descobrir algum segredinho de produção.
As dicas de Larissa Guerra:

1) “100ml é vida!”. Outra sugestão é experimentar as cervejas em pequenas doses e a grande vantagem de um evento como o Festival é que podemos comprar doses de 100ml. Assim a gente consegue provar diversos estilos em uma noite, e aí você pode escolher os seus preferidos para repetir com o copo cheio. Ou seguir experimentando outra pequena dose.
2) “Muita água!”. E, de preferência, comece tomando bastante água antes de chegar ao evento. É fundamental manter o corpo bem hidratado (além de consumir com moderação e não dirigir!). O festival disponibiliza água de graça para lavar o copo e também para que você tome entre as cervejas. Além de hidratar, a água ajuda a limpar o paladar para o próximo estilo
Continua depois da publicidade
3) “Os primeiros serão os primeiros!”. Curtir o festival na sexta e sábado é sensacional, mas é uma boa também ir nos primeiros dias. O motivo é que muitas cervejarias trazem estoques limitados das cervejas, que se esgotam rapidamente.