O acidente envolvendo um trem de carga na tarde desta quinta-feira em Lages, na Serra Catarinense, resultou no vazamento de 44 mil litros de álcool. O fato ocorreu por volta das 14h30min nas proximidades da Estação Berlande, na região da Coxilha Rica, interior do município.

Continua depois da publicidade

A composição seguia para Vacaria (RS) e tinha como destino final a cidade de Canoas (RS). Ninguém ficou ferido, mas como o trem transportava combustível, a Polícia Militar Ambiental foi até o local, de difícil acesso.

Três vagões, pertencentes à empresa América Latina Logística (ALL), descarrilaram e tombaram. Cada vagão abrigava 44 mil litros de álcool, mas em apenas um houve o vazamento. Praticamente todo o conteúdo derramou.

Os policiais constataram que o Rio Caveiras, que abastece os 156 mil lageanos, fica a 800 metros do local do acidente, mas o combustível se concentrou em uma fissura de rocha às margens dos trilhos e não afetou a água.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a ALL fez uma contenção de emergência para evitar danos ambientais, e uma empresa especializada do Rio Grande do Sul chega ao local do acidente nas próximas horas para retirar o combustível.

A Polícia Militar Ambiental fará um relato oficial da ocorrência ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que cuidará do caso pelo fato de a área ser federal.