Você já imaginou ser contratado ou deixar de ganhar um emprego por causa de uma rede de relacionamentos na internet? Essa realidade cresce nas áreas profissionais em todo o mundo, e a moda promete pegar no Brasil também. O LinkedIn, a mais famosa rede social voltada a contatos profissionais, cuja sede está nos Estados Unidos, agora tem versão em português (br.linkedin.com). Com 1,3 milhão de usuários mensais no país, o site tem sido utilizado por empresas de recursos humanos e gestores na contratação de funcionários.
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É o caso do publicitário e empresário Matheus Malafaia, 33 anos, que pesquisa os perfis dos candidatos a vagas em sua empresa no site de relacionamentos. Para ele, que trabalha há seis anos no mercado digital, a ferramenta funciona como uma espécie de versão moderna do currículo impresso.
– Já recusei uma pessoa por receber informações negativas sobre sua postura profissional em um antigo emprego. Um contato confiável do LinkedIn já havia trabalhado com o candidato – afirma.
A versão em português da ferramenta vai propiciar que esse tipo de pesquisa em redes profissionais se torne cada vez mais comum no Brasil. Para Carlos Nepomuceno, coordenador do Instituto de Inteligência Corporativa, sites como o LinkedIn são parte de uma tendência de criar “coletivos inteligentes”, ou seja, redes de relacionamento em áreas cada vez mais específicas.
– Todos os processos profissionais serão assim daqui para frente: por meio de redes de contatos, as pessoas poderão encontrar especialistas nos temas que as interessam e poderão criar grupos de discussão – explica.
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No caso de Lucas Nascimento Posser, 25 anos, profissional de TI da Elipse Software, a inclusão na rede ocorreu por indicação de um professor do curso de pós-graduação. Usuário da ferramenta há um ano, Posser acredita no potencial profissional do site em relação às opções já existentes.
– As redes sociais se repetem muito, são todas iguais. Mas o LinkedIn vem com uma proposta diferenciada, sugerindo contato com pessoas da mesma área de conhecimento – avalia.
Em março, os acessos ao LinkedIn representaram 3,5% da navegação em internet feita no Brasil, pouco mais do que a rede brasileira Via6 (www.via6.com), também voltada para relacionamentos profissionais, com 3,1%.
Os sites
A Ibope Inteligência comparou os usuários no mês de março das duas principais redes profissionais do país em comparação aos sites de relacionamentos mais populares:
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– LinkedIn: 1,3 milhão
– Via6: 1,2 milhão
– Facebook: 9,7 milhões
– Orkut: 27,5 milhões
O que você pode fazer no LinkedIn
– Recomendar profissionais a outras empresas
– Obter informações sobre candidatos por meio de contatos em comum na rede
– Prospectar clientes usando as recomendações online e as avaliações de outros usuários da rede
– Manter contato com pessoas que se interessam pelo seu negócio
– Construir uma rede de contatos online
– Conquistar novos negócios compartilhando conhecimento adquirido em fóruns do LinkedIn