A campanha de imunização contra a gripe em Santa Catarina termina nesta quarta-feira (31), mas as vacinas que não foram aplicadas já estão com o destino definido. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), as doses contra a influenza seguirão à disposição da população no sistema básico de saúde dos municípios. Todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem se vacinar contra a doença.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As vacinas devem continuar disponíveis para a população geral até o fim dos estoques, e não há data definida para suspender a imunização, ainda de acordo com a Dive. Quem não se vacinou pode receber a aplicação da dose em unidades básicas de saúde ou postos de vacinação do município de residência. As prefeituras catarinenses devem informar aos cidadãos os locais onde está havendo imunização contra a influenza.
Cirurgia inédita em SC promete “destruir” tumor no útero e garantir fertilidade da paciente
Cobertura vacinal longe da meta
O Estado ficou longe da meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde: imunizar pelo menos 90% de cada público-alvo da campanha nacional. Até a noite de terça-feira (30), apenas 40,5% do grupos prioritário receberam alguma dose de proteção contra a doença.
Continua depois da publicidade
Cerca de 1,7 milhão de pessoas, incluindo crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, indígenas e outros grupos prioritários, ainda não foram imunizados. É como se a população inteira das quatro maiores cidades do estado – Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José – ainda precisasse ser vacinada.
Leia também
Clínica de reabilitação é interditada por indícios de tortura e cárcere privado em SC
Médico em SP receita sorvete de chocolate e jogo “free fire” para criança com sintomas gripais
SC tem déficit histórico de vagas de UTIs, avaliam especialistas