A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) recebeu no início da tarde desta sexta-feira (5), uma nova remessa com 21.655 doses da vacina contra a dengue. Com isso, a vacinação será ampliada para mais 19 municípios da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As cidades devem iniciar a aplicação em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos assim que receberem o imunizante. Florianópolis e São José já retiraram as suas doses, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
A vacinação na Capital irá começar na segunda-feira (8), no Espaço Imuniza (Rua Esteves Júnior, 89), de acordo com a prefeitura. A partir de terça-feira, a aplicação será ampliada para os demais pontos de vacinação na cidade.
Público-alvo
A população estimada nesta faixa etária para a região é de 77.926 crianças e adolescentes. A vacina é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Continua depois da publicidade
— Nós reforçamos que os pais e responsáveis fiquem atentos às estratégias de seus respectivos municípios, para saber o local e horário para procurar as vacinas. Quanto antes a criança ou adolescente inicia seu esquema, mais rápido ele vai estar devidamente protegido contra a doença — declarou Arieli Schiessl Fialho, gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive.
De acordo com o órgão, neste primeiro momento, 19 municípios da Grande Florianópolis vão receber vacinas. Posteriormente, o Ministério da Saúde vai enviar mais imunizantes para contemplar as demais cidades da região: Alfredo Wagner, Major Gercino e Leoberto Leal.
Até agora, a vacinação contra a dengue em Santa Catarina estava ocorrendo somente no Nordeste do Estado, por conta do alto número de casos e mortes na região. Não há previsão de ampliação para outras regiões do Estado por enquanto, de acordo com a Dive.
Cidades da Grande Florianópolis que receberão vacina da dengue
- Florianópolis – 7.785 doses
- São José – 4.293 doses
- Palhoça – 4.150 doses
- Biguaçu – 1.359 doses
- Tijucas – 960 doses
- Santo Amaro da Imperatriz – 462 doses
- São João Batista – 602 doses
- Governador Celso Ramos – 290 doses
- São Pedro de Alcântara – 85 doses
- Antônio Carlos – 212 doses
- Canelinha – 244 doses
- Paulo Lopes – 158 doses
- Garopaba – 505 doses
- Águas Mornas – 101 doses
- Nova Trento – 204 doses
- São Bonifácio – 36 doses
- Angelina – 86 doses
- Rancho Queimado – 60 doses
- Anitápolis – 63 doses
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Pacientes enfrentam filas e horas de espera no Hospital Infantil de Florianópolis
Dengue e doenças respiratórias pressionam emergências e causam crise na saúde em SC